Um jornal diferenciado por suas promoções
Chegada da Prova de Fraldinhas na pista do Ferraz Costa no mês de maio 2019
Quando começou a circular em 2 de dezembro de 1973, a meta da direção do Jornal de Itatiba era a de bem informar, com foco nas notícias de Itatiba, Morungaba, da região e do País, além de se tornar um noticioso de linha ética e de otimismo, para conseguir a devida credibilidade, o que foi conquistado ao longo dos anos, pela qualidade e responsabilidade.
Mas um outro caminho foi enveredado, com as promoções aos mais variados setores, fossem de esportes, cultura, lazer, religião, economia, meio ambiente e de assistência social, com o apoio destinado às causas beneméritas e às realizações oficiais, estudantis, de instituições de caridade e de clubes de serviços.
PROVA PEDESTRE MIRIM JI
O início das promoções foi em 28 de janeiro de 1977, com a 1ª Prova Pedestre Mirim JI, no Jardim Carlos Borella, que foi crescendo assustadoramente, passando a ser Prova Pedestre JI, com corridas para Juvenis, Veteranos, Veteraníssimos e Adultos (masculino e feminino). Estas já com a participação do saudoso prof. Osmar Zanatta, como Coordenador, e o prof. Juninho Parodi, como Supervisor, além da colaboração de amigos esportistas, moradores do Jardim Carlos Borella e funcionários do JI e da CRN e o apoio de professores de Educação Física, diretores de escolas do Fundamental e particulares, secretarias municipais de Educação, Esportes, Obras e Saúde, G.M., P.M. Unimed, Covabra e Central de Rádio e Notícias (CRN).
A partir de 1995, a Comissão Organizadora resolveu encerrar as competições dedicadas aos adultos, devido às reinvindicações dos competidores de outras cidades e estados, que, mesmo não recolhendo taxa de inscrição, além da premiação em dinheiro, exigiam pagamento de estadia e de transporte.
PROVA DE FRALDINHAS JI
Foi iniciada então uma nova etapa, voltada para as crianças, que fora a ideia inicial da direção do JI em 1977, a de proporcionar oportunidades à garotada pra tomarem gosto pelo esporte. A iniciativa foi de êxito total até 2019, quando interferências políticas acabaram por fazer com que os organizadores, mesmo antes da pandemia do coronavírus, entendessem que deviam parar - momentaneamente - quebrando um trabalho de mais de 40 anos.
O sucesso era fenomenal, tanto nas competições do Parque Luís Latorre quanto a das ruas, com partida e chegada do Ginásio de Esportes e depois no Parque Ferraz Costa, que sempre recebia um público de mais de 10 mil pessoas nos dias da “Fraldinhas”.
OUTRAS REALIZAÇÕES
Entre as promoções comandadas pelo JI constam: O Campeonato Itatibense de Truco, Concurso Fotográfico JI, Concurso Literário JI/AEPTI, Mostra Bambolê JI de Artes (idealização do colunista Celso Catalano) e o Concurso de Artes Culinárias.
O JI e o “Expansão Já” em 1984, promovido em conjunto com Prefeitura e Câmara Municipal e Comércio, época em que a inflação era de 83% ao mês (é isso mesmo) e as vendas tinham caído barbaridade. Foi também o JI que lançou no município a 1ª Campanha do Lixo Reciclável, em fevereiro de 1992. Nas campanhas de doação do sangue e outras encetadas pelo Rotary Club, sempre ficando ao lado desse importante clube de serviços, e também do Lyons Club, e de todas as casas assistências, educativas e religiosas de Itatiba, entre as quais a de Papai Noel.
No futebol, o JI promoveu a Taça Giuseppe Massaretti para veteranos, com organização de Flavio Nagatomo “Japão”, por quase 20 anos. Além disso, sempre apoiando com total cobertura jornalística a todas as atividades esportivas, sociais, culturais, religiosas e assistenciais do município.
A EQUIPE
Para que tudo viesse a acontecer em prol das comunidades itatibense e morungabense, nós sempre contamos com uma equipe de colaboradores de alto nível, não só com o pessoal da casa, mas também com os amigos, e aqueles que voluntariamente nos apoiam, por saber das boas intenções da direção do jornal.