Turismo rural a pedida do momento
O Editorial do JI desta terça-feira foca um assunto que começa a tomar corpo, e que será excelente para Itatiba - Capital do Caqui - que está entre 23 cidades do Brasil com as melhores condições para receber turistas do “bate-volta”, usufruindo do Turismo Rural
Foto: Reprodução/Redes Sociais
Numa época de pandemia do corona e das dificuldades em viajar para fora do Brasil, e mesmo no próprio País, estão se intensificando os “bate-voltas”, passeios que podem ser feitos em apenas um dia, conhecendo locais para encontro com a natureza, tomar um café da manhã (colonial), ou almoçar ao ar livre, adquirir frutas diretamente dos sitiantes e também produtos alimentícios, doces, bolos, geleias, mel, queijos, vinhos, cachaças e cervejas artesanais.
Itatiba, que está no Circuito das Frutas, e é a Capital do Caqui, e que vinha promovendo no mês de abril a Festa do Caqui, devido à pandemia teve que paralisar o evento que estava crescendo bastante, e que, por certo, deverá voltar futuramente, tão logo se acalme o surto da covid-19.
Existe a certeza hoje de que o secretário de Turismo, Luís Soares de Camargo, tem planos para breve para que haja o incentivo ao turismo rural, porque nosso município, que está entre os 21 melhores do Brasil para receber amantes da natureza, deve iniciar uma campanha intensiva para que torne Itatiba não só mais agradável, mas também mais conhecida para esse tipo de turismo, que está numa fase crescente altíssima.
Várias são as regiões do município que possuem condições de recepcionar os visitantes, proporcionando boas horas de lazer para toda a família, principalmente para a criançada, nessa época em que estão presas dentro de casa sem poder brincar com os amiguinhos e coleguinhas, e que poderiam aproveitar para uma saída nos finais de semana, ou nos feriados, nesses passeios.
Só que, deve ser lembrada a necessidade de que seja feita uma campanha publicitária intensiva, mostrando para a RMC e para São Paulo o que se tem para oferecer. Em tempo: é quase certo que, pelo menos 90% dos itatibenses não sabem das delícias que existem no município para aproveitamento de passar horas agradabilíssimas - aí é que entra a campanha publicitária, que deve ter, além do Poder Público, também a participação dos empreendedores.
Entre destaques de Itatiba que devem ser divulgados, está a região da Tapera Grande, às margens da Rodovia Romildo Prado, que liga Itatiba a Louveira, com muitos locais de vendas de produtos hortifrútis de produção própria, restaurantes típicos, cafés, adegas e alambiques.
No próximo final de semana, com o feriado do Dia do Trabalho no sábado, o itatibense poderá aproveitar para dar um giro lá pelas bandas da Tapera Grande, com a certeza de que irá adorar o passeio - principalmente as crianças.