Turismo em SP: Conheça Taubaté, a “Capital Nacional da Literatura Infantil”
Terra natal de Monteiro Lobato e palco para filmes de Mazzaropi, a cidade também se destaca pelo artesanato e natureza
Foto: Govesp
Localizada no Vale do Paraíba, Taubaté é a cidade conhecida como a “Capital Nacional da Literatura Infantil”, pois é a terra natal do escritor Monteiro Lobato. Com 320 mil habitantes, dispõe de uma boa infraestrutura, com hotéis confortáveis para receber seus visitantes e na gastronomia da cidade tem ótimos restaurantes. Taubaté pertence à Região Turística Rios do Vale e fica distante 133 km da Capital.
Muito procurado pelos turistas, o Museu Monteiro Lobato, localizado na chácara onde o avô do escritor morava, no verdadeiro Sítio do Pica-Pau Amarelo. Por isso, é o lugar ideal para conhecer a infância do autor e as inspirações para criar os personagens famosos da literatura: Pedrinho, Emília, Visconde de Sabugosa, Narizinho etc. Para recompor esse clima, o museu conta com biblioteca, móveis originais, quadros e exemplares verdadeiros de Monteiro Lobato.
A cultura é fator preponderante neste destino que também conta com o museu de um ícone do cinema brasileiro, Amácio Mazzaropi, reunindo objetos que foram utilizados nas gravações e compõem o acervo com mais de 30 filmes e está localizado em um hotel-fazenda. “A vida do cineasta é apresentada em vídeos, painéis interativos e, em paralelo, é contada também a história do cinema”, explica o secretário de Turismo e Viagens do Estado de SP, Roberto de Lucena.
E para quem gosta de comer bem, a sugestão é visitar o Mercado Municipal da cidade. Esse é um dos pontos turísticos do gênero mais importantes. Inclusive, é histórico, tendo sido inaugurado em novembro de 1889. No local, são comercializados doces caseiros, frutas, verduras, flores, artesanatos e outros produtos. Vale lembrar ainda que um dos cartões postais da cidade é o Cristo Redentor no Morro da Imaculada, inaugurado em 1956, no Bairro Alto de São Pedro. Trata-se de um monumento que possui 23 metros de altura cuja base está instalada uma capela dedicada à Nossa Senhora da Paz.
A natureza também está em evidência por lá, a exemplo da Cachoeira do Caipira que fica na Estrada do Macuco e é de fácil acesso, possui uma queda d’água alta e tem boa infraestrutura. Já a Cachoeira da Pedra Grande tem 45 metros de queda e fica distante 50 minutos do centro da cidade. A trilha é de nível moderado.
O artesanato é um capítulo à parte de Taubaté e a Casa do Figureiro é muito procurada pelos visitantes e faz muito sucesso. Trata-se de um espaço que agrega atividades de confecção, exposição e venda da arte de figuras esculpidas em argila e barro. Da argila retirada do Rio Itaim, alguns moradores começaram a produzir santos, presépios e os famosos pavõezinhos azuis, que se tornaram símbolos da casa.
Esse mesmo pavão, figura tradicional na arte local, se tornou o símbolo do Folclore de Taubaté. Mais tarde, em 1979, a obra “Pavão em Relevo” foi escolhida como símbolo do artesanato paulista. A habilidade na modelagem da argila parece ser no Vale do Paraíba mais uma herança portuguesa do que indígena ou do negro. Taubaté está entre as poucas cidades brasileiras que ainda preservam essa tradição.
Como chegar
Da Capital até Taubaté, o acesso é pela BR-116 (Rodovia Presidente Dutra) até a saída 111.