Tribunal Superior Eleitoral estuda ampliar horário de votação
A alteração ainda depende de consultoria técnica do TSE, mas deve ser anunciada ainda neste mês
Foto: Arquivo JI/2.10.2016
Da Redação
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) avalia estender em uma hora o tempo de votação nas eleições municipais deste ano, marcada para o dia 15 de novembro. De acordo com o presidente da Corte, ministro Luís Roberto Barroso, os eleitores teriam ate as 18h para votar; no pleito anterior, o horário de votação se encerou às 17h. A medida visa reduzir possíveis aglomerações nas sessões eleitorais em meio à pandemia de coronavírus.
A alteração depende de consultoria técnica do TSE, mas deve ser anunciada ainda neste mês. “Ainda não batemos o martelo. O que fizemos foi solicitar um estudo ao setor de estatística do tribunal para calcular a saturação em cada uma das seções eleitorais, no sentido de impedir a formação de filas e aglomerações”, disse Barroso.
Outra sugestão da Justiça Eleitoral é que os eleitores com mais de 60 anos, que fazem parte do grupo de risco, votem no período da manhã. Esta medida, no entanto, é apenas uma orientação.
Biometria
Barroso confirmou que as eleições deste ano não irão contar com a identificação biométrica, já que o uso dos aparelhos aumentaria o risco de contaminação. Mesmo sem a biometria, o ministro esclareceu na última quarta-feira, 5, que os eleitores que perderam o prazo para o cadastramento não poderão ir às urnas no dia 15 de novembro.
RMC
O eleitorado da Região Metropolitana de Campinas (RMC) cresceu 5,7% em quatro anos. Eram 2,18 milhões em 2016 e agora são 2,38 milhões. Em Itatiba, estão aptos a votar 82.243 eleitores; na Estância Climática de Morungaba, 10.673. Ambos os municípios formam 58ª Zona Eleitoral.