Bragança: 13 pessoas já foram multadas por não usarem máscaras em locais públicos
Além disso foram confirmadas 7 mortes por coronavírus em menos de uma semana
A secretária municipal de Saúde, Marina Fátima de Oliveira, disse durante live na manhã dessa sexta-feira, 10, no Facebook da Prefeitura, que 13 pessoas já foram multadas por circularem em locais públicos sem o uso de máscara. Também dez estabelecimentos comerciais foram autuados.
As penalidades são aplicadas pela Polícia Militar e fiscais da Vigilância Sanitária. “É uma vergonha ter que multar alguém por não se proteger”, protestou a secretária Marina durante a transmissão ao vivo.
A medida segue o Decreto Estadual 64.959, que está em vigor desde o dia 1º de julho. Em estabelecimentos comerciais, a multa prevista é de R$ 5 mil por pessoa sem máscara a cada fiscalização. Já em espaços públicos, como ruas e praças, a pessoa que não estiver usando a proteção será multada em R$ 500,00.
Sobre dirigir sem máscara em carros, não há aplicação de multa segundo a Polícia Militar, pois isso não está previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Também não há nenhuma resolução do Contran, do Denatran ou do Detran nesse sentido.
O decreto emitido pelo Governo do Estado é claro ao afirmar que a multa será para pessoas que circularem em espaços públicos ou em estabelecimentos comerciais.
ÓBITOS
Bragança Paulista contabilizava até esta sexta-feira, 10 de julho, 21 óbitos confirmados por Covid-19, além de dois óbitos suspeitos, que estão sob investigação. Nesta semana foram confirmadas sete mortes, a última foi divulgada nesta sexta-feira, 10 de julho, a de uma idosa de 87 anos.
No último domingo, dia 5 de julho, foram confirmadas por exames as mortes de um homem de 64 anos, que faleceu no dia 26 de junho, e a de um homem de 81 anos, que estava internado em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e faleceu no dia 29 de junho.
Na segunda-feira, 6, a Secretaria de Saúde confirmou mais dois óbitos: de um homem de 81 anos que morreu no dia 28 de junho na própria residência, e a de um homem de 62 anos, que estava internado em UTI e faleceu no domingo, 5 de julho. Na terça-feira, 7, faleceram duas mulheres, uma de 72 anos, que estava internada na UTI do Hospital Bragantino, e outra de 73 anos, que estava internada na UTI da Santa Casa de Misericórdia.
Nesta sexta-feira, 10, a secretaria de Saúde confirmou o óbito de uma mulher de 87 anos, que estava internada em UTI e faleceu na segunda-feira, 6
Fonte - BJD Bragança