Três Etecs são premiadas na Mostra de Ciências do Instituto 3M
Estudantes das Etecs Bento Quirino (Campinas), Trajano Camargo (Limeira) e José Dagnoni (Santa Bárbara D’Oeste) se destacaram nas categorias Ciências Agrárias e da Saúde
Foto: Divulgação
Projetos desenvolvidos por estudantes das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) conquistaram resultados de destaque na 10ª Mostra de Ciências e Tecnologia Instituto 3M. Disputada por alunos dos Ensinos Fundamental, Médio e Técnico da Região Metropolitana de Campinas e de Ribeirão Preto, a competição foi realizada presencialmente na primeira quinzena de dezembro no município de Sumaré.
Ao todo, foram 26 projetos de dez Etecs entre 102 finalistas divididos em sete categorias: Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências da Saúde, Ciências Sociais e Engenharia. A avaliação foi feita por meio da apreciação detalhada de todo o material produzido pelas equipes (relatório, pôster, diário de bordo, maquete ou protótipo), bem como a apresentação oral e desenvoltura em responder questões formuladas pelos avaliadores. As três equipes mais bem avaliadas em cada categoria receberam prêmios em dinheiro.
Com o projeto Sistema de monitoramento autônomo de temperatura para refrigeradores hospitalares, Otavio Fanger Menezes e Vinicius de Arruda Brotto Porteiro, da Etec Bento Quirino, de Campinas, conquistaram o primeiro lugar na categoria Ciências da Saúde. Eles foram orientados por Marcelus Guirardello e Regina Morishigue Kawakami.
O grupo de estudantes da Etec Prof. Dr. José Dagnoni, de Santa Bárbara D’Oeste, foi primeiro lugar em Ciências Agrárias com o projeto Núpik: fertilizante concentrado em potássio e macronutriente obtidos a partir de semente de abóbora cabotiá e de borra de café. Eduarda Oliveira da Silva, Jefferson Camillo Lopes e Nicolle Reis Trindade foram orientados por Douglas Luis da Silva e Vivian Marina Barbosa.
A equipe da Etec de Santa Bárbara D’Oeste também garantiu classificação para a 21ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), que será disputada em março de 2023 na Universidade de São Paulo (USP).
Em segundo lugar na categoria Ciências da Saúde ficou o projeto das estudantes da Etec Trajano Camargo, de Limeira, Ana Clara Alves Deluca, Beatriz Miler Asbahr e Isabelle Oliveira Rodrigues. Arte maker – trabalhando educação socioemocional através da arte teve orientação de Gislaine Aparecida Barana Delbianco.
Também participaram da Mostra estudantes das Etecs Polivalente, de Americana; Conselheiro Antônio Prado, de Campinas; Etec de Hortolândia; Rosa Perrone Scavone, de Itatiba; Etec de Monte Mor; Etec de Nova Odessa; e José Martimiano da Silva, de Ribeirão Preto.