Três cidades da RMC decretam emergência
Os municípios são Hortolândia, Sumaré e Valinhos
/home/jicombr/public_html/themes/ji/artigo.php
Foto: Reprodução
Da Redação
Três municípios da Região Metropolitana de Campinas (RMC) estão em estado de emergência em saúde pública, por conta do coronavírus: Hortolândia, Sumaré e Valinhos.
O levantamento divulgado na última terça-feira, 17, mostra que Sumaré soma 27 casos suspeitos; Valinhos apresenta 22; e Hortolândia, 12 casos em investigação. A partir desse decreto, os três munícipios poderão realizar, de forma compulsória, exames médicos, exames laboratoriais, coleta de amostras clínicas, vacinação e outras medidas profiláticas. Além de apoiar tratamentos médicos específicos e de estudos ou investigação epidemiológica para descobrir a infecção e evitar novos contágios.
Casos em Itatiba
Além do caso de um homem de 44 anos que está esperando o resultado que deve sair amanhã, dia 20, há mais suspeitos no município: uma criança de dois anos que esteve recentemente nos Estados Unidos, México e São Paulo, que já se encontra em isolamento domiciliar, apresenta pouca febre e inflamação na garganta; uma mulher, de 28 anos, que teve contato com um caso confirmado em São Paulo, não circulou em Itatiba e já está em isolamento domiciliar; um homem de 23 anos, que teve contato com estrangeiros com caso positivo e apresentou os sintomas desde então; uma mulher de 28 anos, que tem caso suspeito na família; uma mulher de 50 anos, que apresenta febre, tosse e dor de garganta, a mãe da paciente também está internada com suspeita em outra cidade; e um homem de 60 anos, que esteve em cruzeiro que passou por Argentina e Uruguai, onde apresentou sintomas como febre, tosse e dor de garganta. Itatiba apresentou ainda, um caso que já foi descartado.
Mortes em São Paulo
A operadora de saúde Prevent Sênior informou, na tarde de ontem, dia 18, que dois novos pacientes morreram após infecção pelo novo coronavírus. As vítimas tinham 65 e 80 anos, e estavam internadas há três dias no Hospital Santa Maggiore, no Bairro do Paraíso, na zona sul de São Paulo.
A Secretaria Estadual da Saúde e o Ministério da Saúde ainda não atualizaram o balanço de óbitos de ontem. Caso confirmados, o número total de mortes pela covid-19 chegaria a três no Brasil. Um homem de 62 também teve a morte confirmada pelas autoridades de saúde na capital paulista na última terça-feira, dia 17.
Decreto de emergência
As cidades que decretaram emergências, além das aulas suspensas a partir da próxima segunda-feira, 23, alertaram as concessionárias de serviços públicos a manter o fornecimento de água, gás, eletricidade e demais serviços essenciais sob pena de causar prejuízos à promoção de higiene e propagação do vírus. As concessionárias de transporte público também devem disponibilizar a quantidade suficiente de veículos para evitar aglomerações.
Além disso, os servidores com mais de 60 anos estão autorizados a desenvolver as atividades em casa, como home office, e caso haja impossibilidade, as férias devem ser antecipadas. Aqueles que estão fora da zona de risco também podem trabalhar em casa, caso seja possível e com autorização do superior. As prefeituras das cidades em estado de emergência suspenderam os eventos culturais e esportivos, bem como a de Itatiba.