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Trabalho remoto: veja dicas para manter o bom funcionamento do RH nas empresas

A relação entre colaboradores e gestão é peça-chave para o dia a dia de trabalho home office

Por Redação

Foto: iStock/ Giselleflissak

 O home office é uma opção adotada por diversas empresas para garantir que os funcionários trabalhem com mais conforto e possam se dedicar melhor, sem se preocupar com deslocamento ou questões do tipo. Mas, com essa adesão ao trabalho remoto, vem também a necessidade dos gestores de compreender as melhores formas de organizar e manter a boa interação com os colaboradores.

A gestão de pessoas geralmente é uma das atribuições direcionadas ao setor de recursos humanos. Essa gestão conta com um conjunto de ações direcionadas a garantir o alinhamento entre os colaboradores para que esteja  de acordo com os objetivos de uma equipe ou em um setor, favorecendo também os resultados de uma empresa.

Assim como no trabalho presencial, no trabalho remoto também é muito importante manter o engajamento da equipe, mesmo que as pessoas não estejam diariamente em contato. Por isso, aqui traremos algumas dicas de como manter um bom funcionamento do RH de empresas em que os funcionários trabalham remotamente, para garantir os melhores resultados e o bem-estar de todos. 

 Manter uma boa comunicação

O principal papel do RH é manter uma comunicação empática e assertiva com os funcionários, por isso alguns recursos tecnológicos podem ajudar nesse contato. As plataformas de chat e reunião, por exemplo, ajudam a aproximar a gestão dos colaboradores, por meio de conversas individuais, em grupo ou videochamadas. O mais importante é ser receptivo ao receber uma dúvida ou sugestão de um colaborador. 

 Acompanhamento do trabalho

No trabalho remoto, muitas vezes, existe uma maior flexibilidade em relação aos horários que devem ser cumpridos pelos funcionários. Mais importante do que a quantidade de horas que serão trabalhadas, é entender como os colaboradores se relacionam com as entregas que devem ser feitas e de que forma eles gerem o próprio tempo. Com isso em mente, o RH deve acompanhar essa pessoa de forma que ela não fique sobrecarregada.

 Feedbacks frequentes

Dar um retorno sobre o trabalho de cada colaborador é importante para que eles saibam o que está bom e o que precisa ser melhorado. Isso ajuda a aproximar a gestão dos colaboradores e manter uma relação de troca respeitosa. Esses retornos podem ser conversados por meio de reuniões remotas diretamente com cada um. 

 Informatização dos processos 

Hoje em dia, existem recursos que favorecem o RH digital durante a rotina de trabalho com o uso da tecnologia a favor das empresas. Um dos exemplos são as plataformas usadas como um tipo de game para tornar o dia a dia mais interativo, usando uma divisão de atividades para que a jornada de trabalho fique mais clara e menos cansativa de ser realizada. 

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