Time da USF se classifica na primeira fase da XXIX Maratona de Programação
Foto: Divulgação
No dia 31 de agosto, os estudantes do Curso de Engenharia de Computação da Universidade São Francisco (USF) participaram da primeira fase da XXIX Maratona de Programação (http://maratona.sbc.org.br) organizada pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC).
A USF classificou a equipe ";DROP TABLE TEAMS;", orientada pelo professor José Guilherme Picolo, na primeira fase da competição realizada em Sorocaba. O time conquistou o segundo lugar, ficando atrás apenas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e superando nove outras instituições de ensino da região, como a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
Nesta competição, os estudantes são organizados em equipes de três pessoas. A USF foi representada por três equipes:
Equipe: ;DROP TABLE TEAMS; - Estudantes: Matheus Ferreira Guedes, Ricardo Gonçalves Junior e Takeshi Matsunaga
Equipe: Nerdolas enfadonhos - Estudantes: Gabriel Chaves de Andrade Cavalcante; Gabriel Henrique Nascimento Borghi e Nicolas Ciuffi de Moura
Equipe: 3 Filhos de Francisco - Estudantes: Alessandro Oliveira de Rosa; Thiago Rodrigues Vieira e Victor Pillon.
A primeira fase da Maratona SBC de Programação ocorreu em 48 sedes espalhadas pelo país: 6 no Centro-Oeste, 15 no nordeste, 7 no norte, 16 no sudeste e 4 no sul, reunindo 880 times de 226 escolas. Além disso, a competição ocorreu simultaneamente na Bolívia (292 times), México (541 times) e na América Central (80 times).
Para o professor José Guilherme Picolo: "Acompanhar o progresso dos alunos durante a Maratona de Programação foi extremamente satisfatório. Ver o empenho e dedicação deles na busca por soluções criativas para os problemas, e o entusiasmo de todos os times já pensando em estratégias e áreas de estudo para o próximo ano, fez tudo valer a pena. Mesmo com o desafio de pouco tempo de preparação, por ser a primeira vez que todos os grupos participaram, eles se superaram. O momento mais marcante foi a conquista da vaga para a final latino-americana por um dos nossos times, uma vitória marcante para a universidade. Como coach, foi uma experiência incrível, me fez relembrar os meus tempos de competidor e reforçou a alegria de ver nossos alunos fazendo história”, afirmou o docente.
Dos 880 times inscritos em todo o país, apenas 65 (menos de 8% deles) ganharam o direito de participar da final, que ocorrerá em João Pessoa/PB entre os dias 07 e 10 de novembro de 2024.