Tik Tok cresce entre crianças e jovens brasileiros
De acordo com o AppGuardian, a média semanal do uso do Tik Tok é de 11 horas e está entre as cinco redes sociais mais baixadas do País
/home/jicombr/public_html/themes/ji/artigo.php
Foto: Reprodução
Da Redação
A rede social Tik Tok tem milhões de usuários no Brasil e está entre as top 10 mais baixadas entre os jovens, de acordo com o aplicativo parental AppGuardian, que promove a conexão entre pais e filhos e ajuda a equilibrar a rotina na internet.
A média de uso do aplicativo é de 11 horas mensais, no entanto, com as crianças e adolescentes fora da escola, por conta da quarentena, esse tempo pode aumentar; e os pais devem ficar atentos aos perigos da rede social. A consultora educacional de famílias e escolas e criadora do AppGuardian, Luiza Mendonça, explica que o Tik Tok pode causar perigos por conta da exposição do corpo, “pode levar a pessoas estranhas fazerem elogios e aproximação de pedófilos”; os desafios presentes na rede também são preocupantes, segundo a especialista, “podem trazer ansiedade e até riscos de se machucar”, explica Luiza, se referindo às acrobacias, além disso, mesmo com o modo privado a criança pode ver um conteúdo não adequado a idade, fora o perigo de mostrar a casa ou o quarto e comprometer a segurança da família.
A especialista sugere aos pais que façam uma conta na rede, como alternativa de monitorar o perfil dos filhos. “É preciso conversar com a criança sobre limites do uso da tecnologia, para garantir a segurança”, conclui Luiza.
O Tik Tok
O Tik Tok é um aplicativo para criar e compartilhar vídeos curtos. Permite que os usuários criem vídeos com até 60 segundos; podendo acrescentar danças, efeitos, trilhas sonoras e até algumas piadas.