Ticiane Ito participa da I Copa do Mundo de Softbol com a seleção brasileira
Foto: Arquivo Pessoal
Itatiba está se tornando um celeiro de jovens promessas nos mais variados esportes e que estão servindo a seleção brasileira. Depois de Aline Moura (basquete), neste ano surgiram Dante Monte (tênis Sub12), Maria Gilli (beach tennis Sub14), Dudinha (futebol Sub20) e agora a mais nova destaque é Ticiane Yoshie Ito, de apenas 13 anos, no softbol.
O softbol é uma modalidade esportiva muito parecida com o beisebol, mas disputada geralmente por mulheres. Duas equipes com nove jogadoras duelam na partida, que consiste em sete rodadas (innings). O principal objetivo da modalidade é acertar a bola com um taco.
Se o rebatedor acertar a bola corretamente, tem que correr em volta do campo e tocar as quatro bases que demarcam os cantos. Vence a partida quem anotar mais pontos em sete entradas disputadas.
No mês passado chegou ao fim a participação da Seleção Brasileira na 1ª edição da Copa do Mundo de Softbol Feminino Sub15, sediada em Tóquio, no Japão, e organizada pela WBSC (Confederação Mundial de Beisebol e Softbol).
A Copa do Mundo contou com 12 seleções participantes, divididas em dois grupos. Na primeira fase o Brasil ficou no Grupo B, junto a outras cinco deleções, três delas entre as 10 primeiras do ranking mundial: EUA, Filipinas, República Tcheca, Porto Rico e Uganda (que não viajou ao Japão, perdendo todos os jogos por WO).
Com uma campanha de duas vitórias, sobre Uganda e Filipinas, e três derrotas na primeira fase, mesma campanha de Rep. Tcheca e Filipinas, nossa seleção ficou com a quarta posição no grupo, pelo critério de desempate, e não se qualificou para a Super Rodada, ficando assim com a Rodada de Colocação por jogar (Itália, Nova Zelândia, Peru, Rep. Tcheca e Uganda). No fim a seleção brasileira ficou com o 10º lugar no geral.
ENTREVISTA
Ticiane falou ao Jornal de Itatiba sobre a sua experiência em defender a seleção brasileira no Pan e no Mundial Sub15.
JI: Nome completo, idade, nome dos seus pais, onde estuda
Ticiane Yoshie Ito. Idade: 13 anos. Mãe: Leila Iogui Yoshie Ito. Pai: Arthur Akio Ito e estudo no Colégio Litteratus.
JI: Joga softbol desde quando? E por que decidiu praticar este esporte?
Comecei a jogar beisebol com 9 anos e aos 11 anos me mudei para o softbol. Meu pai jogava beisebol e me apresentou o esporte.
JI: Qual sua trajetória na modalidade? Integra algum clube ou associação?
Com 9 anos comecei jogando beisebol no time do Tozan/Campinas e aos 11 anos eu quis me mudar para o softbol e assim fui para o time de Atibaia. Hoje continuo jogando por esse time.
JI: Como chegou a seleção brasileira?
Sempre foi o meu sonho participar da seleção pois o meu pai sempre me contou so-bre os jogos de quando ele foi campeão sul-americano, panamericano e vice-campeão mundial. Com isso me dediquei muito aos treinos e em novembro de 2022 participei da seletiva para integrar a seleção de softbol sub15, onde foram selecionadas 16 atletas.
JI: Conte um pouco de como foi a experiência de participar do Pan no Peru e depois do Mundial no Japão?
No Panamericano foi muito desafiador pois tinhamos que ficar entre os quatro primeiros para classificar para o Mundial e enfrentariamos países com muita tradição no softbol como EUA, México e Porto Rico. No Mundial além desses havia Japão e China Taipei que são 2° e 4° lugar respectivamente no ranking mundial.
JI: Quais seus próximos objetivos no esporte?
Participar de outro mundial ou Olimpíada e elevar o Brasil no ranking mundial.
JI: O softbol não estará nos Jogos Olímpicos de Paris, mas volta em 2028 em Los Angeles. Podemos ter esperança de ver uma atleta de Itatiba disputando as Olimpíadas? O que pensa sobre isso?
Seria meu sonho participar das olimpíadas, vou me dedicar muito para que isso se torne realidade e também gostaria que o esporte fosse mais difundido na nossa cidade.
JI: Quem gosta do softbol e tem interesse em praticar e competir como você, como deve proceder?
Temos vários times espalhados no Brasil mas principalmente no estado do Paraná e São Paulo. Quem tiver interesse pode acessar o site da CBBS (Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol).