Ticiane Ito é campeã sul-americana de softbol com a seleção brasileira Sub15
Fotos: @gustavo_moroz
A seleção brasileira de softbol Sub15 teve uma excelente participação no VII Sul-Americano, e um dos destaques foi Ticiane Yoshie Ito, de Itatiba, que tem 14 anos e terminou a competição com o prêmior de melhor 3ª Base.
Após um hiato de 3 anos, o Sul-Americano de Softbol Feminino Sub15 voltou para a sua 7ª edição, desta vez em Buenos Aires, na Argentina. A última edição (2021), no Equador, teve o México como campeão, com o Brasil ficando na terceira colocação geral, mas em segundo como colocação sul-americana, já que a seleção mexicana compõe o continente norte-americano.
Nesse período, mais especificamente em 2023, a seleção Sub15 participou do Pan-Americano, ficando em quarto lugar, garantindo vaga para a Copa do Mundo no mesmo ano.
Agora em 2024, em solo argentino, O Brasil, quatro vezes campeão do Sul-Americano, teve como adversárias as anfitriãs, a Argentina, com três equipes (Azul, Branco e Celeste), e o Peru.
RESULTADOS
As partidas aconteceram no Estadio de La Victoria e na Buenos Aires Arena Softbol.
Na primeira fase, as brasileiras venceram todos os seus compromissos: 16 x 3 Argentina B; 11 x 1 Peru; 24 x 0 Argentina A; 12 x 1 Argentina C; 15 x 0 Argentina A; 7 x 0 Argentina C; 13 x 0 Argentina B e 11 x 0 Peru.
Já na fase final, a seleção levou um susto, perdendo o primeiro jogo para o Peru por 6 x 4, mas se reabilitou derrotando a Argentina C pelo mesmo placar. E na grande final, venceu a revanche contras as peruanas, marcando 6 x 4 e conquistando assim o seu 5º título sul-americano da categoria.
PREMIAÇÕES INDIVIDUAIS
Melhor Receptora: Mariana Oliveira
MVP: Aline Ishikawa
Melhor 3ª Base: TICIANE ITO
Melhor Jogadora Designada: Esther Carvalho
Destaque da Seleção Brasileira: Mariana Sonoda
EXPECTATIVA
Em entrevista concedida ao Jornal de Itatiba em 2023, ela contou sobre sua tra-jetória no esporte, começando no beisebol aos 9 anos e migrando para o softbol aos 11, influenciada pelo pai, Arthur Akio Ito, que também foi campeão sul-americano. Jogando pelo time de Atibaia, ela foi convocada para a seleção em 2022 e já participou de com-petições internacionais importantes, como o Pan-Americano e o Mundial Sub15.
Ticiane destacou como foi desafiador enfrentar grandes seleções e compartilhou seus próximos objetivos, incluindo sonhar com as Olimpíadas de 2028, quando o softbol retornará ao evento em Los Angeles. Ela recebeu o prêmio de Melhor 3ª Base no Sul-Americano, solidificando sua posição entre as promessas do esporte.
Ticiane incentivou jovens a conhecerem mais sobre o softbol, indicando o site da CBBS (Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol) para aqueles que desejam seguir seus passos no esporte.