Thomás Capeletto destaca obras e pontos importantes da atual gestão
O prefeito de Itatiba já está na metade do seu governo, com mandato até 2024
Foto: Renato Jr./PMI
Da Redação
O prefeito de Itatiba, Thomás Capeletto de Oliveira, concedeu entrevista ao Jornal de Itatiba-Diário, onde pôde comentar sobre sua administração no município, destacando obras importantes, e planos para o futuro.
Entre as obras de destaque, o chefe do Executivo desta o programa Avança Itatiba-Mobilidade Urbana. “Fizemos o lançamento do Avança Itatiba, onde começamos a asfaltar 16 estradas rurais, chegaremos a 22 bairros e, onde não tinha asfalto, estamos chegando com ele, além de recapear vias. Em termos de obra, em 2022, o grande avanço foi, com certeza, este destaque”, explica.
Confira, a seguir, a entrevista completa.
JI: As chuvas de verão vieram com intensidade e acabaram causando alguns transtornos. Muito se falou sobre o funcionamento da barragem seca. Afinal de contas, funcionou ou não para conter as águas?
Thomás Capeletto: O que funcionou foi o sistema como um todo, envolvendo barragem e serviços de limpeza e retificação do Ribeirão Jacaré. A barragem nos foi entregue sem a comporta; tivemos que licitar, fazer a comporta e automatizá-la. Nas fortes chuvas do fim de dezembro, houve acionamento e fechamento das comportas, o que fez com que a água fosse represada. Temos que deixar bem claro para a população que essa não é a única alternativa para combater enchente, uma vez que a água chega por diversos lados no Ribeirão Jacaré pós-Parque Luís Latorre. Então, fizemos a limpeza do ribeirão - principalmente tirando grandes carretéis de linha que estavam lá desde a última enchente, de 2016; e fizemos a retificação do Ribeirão Jacaré, bem como alargamento da margem, chegando no Rio Atibaia. O Ribeirão chegou a extravasar em alguns pontos, em decorrência dos 188mm de água, mas o que funcionou foi o sistema como um todo. Todas essas providências tomadas em conjunto fizeram com que a gente conseguisse não ter grandes problemas com a chuva.
JI: E as obras para alargamento da chegada do Ribeirão Jacaré no Rio Atibaia, como estão?
Thomás Capeletto: São parte do nosso programa municipal Avança Itatiba - Infraestrutura contra enchentes. Já foi feita uma parte e continua em andamento, aguardando a autorização da Cetesb, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, para dar continuidade até o término das obras.
JI: Falando em obras. Qual a principal obra que o senhor destacaria que foi realizada em 2022 em Itatiba e qual o grande objetivo para 2023? Seria a Perimetral?
Thomás Capeletto: Podemos destacar algumas obras. Fizemos o lançamento do Avança Itatiba - Mobilidade Urbana, onde começamos a asfaltar 16 estradas rurais, chegaremos a 22 bairros e, onde não tinha asfalto, estamos chegando com ele, além de recapear vias. Em termos de obra, em 2022, o grande avanço foi, com certeza, este destaque. O término da Perimetral depende do Governo do Estado de São Paulo, mas seria uma grande obra. No entanto, em 2023, a gente espera terminar algumas outras obras como, por exemplo, as Unidades Avançadas de Saúde - que já estão em plena construção, bem como a Casa da Juventude. Queremos concluir uma creche municipal na região central, além de uma escola municipal. Tudo isso para 2023 e que a gente espera que ajude muito a população que tanto precisa.
JI: Em 2023, o senhor entra na metade do seu mandato. Qual a avaliação que faz da primeira metade e qual o projeto, a meta, que tinha para o período e não conseguiu concluir ainda?
Thomás Capeletto: O primeiro ano foi totalmente dedicado à Saúde, ao combate à covid-19. Entramos com uma ideia, mas precisamos voltar todo o foco para esta área. Fizemos um grande combate à pandemia na cidade com os ‘vacinaços’, centro de contingência, aumento dos leitos de UTI para atender toda população que precisava e conseguimos um grande avanço. Também foi um ano em que buscamos o equilíbrio fiscal. As contas da Prefeitura estão com equilíbrio financeiro e sem aumento de imposto - apenas aumento da inflação. Em 2022, começamos a implantação dos nossos programas - como o Avança Itatiba Mobilidade Urbana e Infraestrutura, Itatiba Em Ação e o Inova Saúde, com grandes objetivos. Posso destacar a entrega do Centro Oncológico e os mutirões de Saúde, como o de cataratas, de cirurgias pediátricas e, agora, de entrega de aparelhos auditivos - que segue até abril. Conseguimos desenvolver a melhora nos atendimentos da UPA - hoje conta com 3 médicos e 2 pediatras 24h, com farmácia e dentista. Foi um grande desenvolvimento. Conseguimos trazer o Poupatempo e manter o INSS - serviços muito utilizados. Também reformar e entregar o Parque Ferraz Costa para toda população que já tem usufruído bastante o local. Ainda entregamos várias ruas pavimentadas que precisavam tanto de calçamento asfáltico. Então 2022 foi um ano de bastante entrega e, com certeza, 2023 será de muito mais entregas.
JI: Como o senhor definiria a identidade da segunda etapa de seu governo?
Thomás Capeletto: A segunda etapa será de entregas e serviços que serão bastante utilizados pela população, como as Unidades Avançadas de Saúde, as escolas, a Casa da Juventudes, a quadra externa do Ginásio de Esportes que está recebendo cobertura, a Vila da Família, o Centro de Especialidades e parques.
JI: A partir de agora, contamos com novos governos em nível estadual e federal. Qual será a sua relação com eles, já que muitas metas e obras dependem desse diálogo tanto com Tarcísio como Lula?
Thomás Capeletto: A nível estadual, apoiei o governador Tarcísio de Freitas no primeiro e no segundo turno. Vamos agendar uma reunião para falar diretamente com ele das demandas que nosso município necessita. Em relação ao presidente da República, embora seja um pouco mais distante o contato, esperamos trabalhar junto com o governo federal, para que possamos receber verba principalmente baseada nos deputados que apoiamos e que estão eleitos.
JI: A Câmara conta hoje com um novo presidente, como será a relação Prefeitura – Câmara?
Thomás Capeletto: Mantemos uma relação muito boa. O presidente David Bueno já estava na nossa base nos dois primeiros anos de governo, sempre tive muito contato com ele, fizemos trabalho conjunto em diversas ações e tenho certeza que isso vai favorecer bastante nesses dois próximos anos.
JI: Como está a questão empregos e novas oportunidades para o cidadão itatibense?
Thomás Capeletto: Itatiba hoje conta com um grande número de empregos abertos na cidade. Trouxemos muitas empresas para cá e muitas outras estão chegando. Identificamos, na pandemia, que as empresas vieram para Itatiba fugindo dos grandes centros. Hoje, no PAT - Posto de Atendimento ao Trabalhador, existem mais de 200 oportunidades para a população itatibense que precisa de uma vaga. Podemos citar grandes marcas que trouxemos para Itatiba com muitos empregos, como Assaí, Flex, Oba, Pizza Hut, Starbucks, Mania de Churrasco!, sem contar que a Vedacit está trazendo toda a planta para cá, o que vai abrir muitas vagas, e diversas outras empresas que estão na cidade e fazem com que hoje tenhamos um saldo muito favorável de emprego. Identificamos que, às vezes, faltava formação para a população. Tinha vaga e não tinha formação. Por isso, o Fundo Social de Solidariedade, em um trabalho desenvolvido pela primeira-dama e presidente Barbara Zaratini Capeletto de Oliveira, tem se empenhado muito nesta questão. Só no ano passado, mais de 2.300 pessoas conseguiram se formar e muitas delas prontamente entraram no mercado de trabalho.
JI: A pandemia trouxe uma nova realidade em várias áreas, mas, principalmente, na Medicina. Como Itatiba lida hoje com isso na área da Saúde? Quais os principais avanços?
Thomás Capeletto: Podemos destacar, principalmente, o pronto-atendimento. Hoje a UPA está totalmente preparada para receber o cidadão itatibense. Conta com 3 médicos 24h e mais 2 pediatras 24h. Também tem Farmácia da UPA, então o paciente pega a receita e já consegue seu remédio, e dentista que atende inclusive plantão - das 17h às 23h durante a semana e, aos finais de semana, das 7h às 19h. São ações do nosso programa Inova Saúde, incluindo os mutirões, onde operamos 750 pessoas de catarata - quase zerando a fila -, fizemos de cirurgia pediátrica para 350 pacientes junto com o Grendacc de Jundiaí para operar essas crianças que esperavam há tanto tempo, 360 pessoas que vão receber aparelhos auditivos até abril e outras ações, como as Unidades Avançadas de Saúde em construção, bem como reforma dos postos de saúde, do SUS e a Criação do Centro de Especialidades, que esperamos entregar até o final do mandato. Outro grande avanço é a Oncologia, como já citamos. Agora as pessoas podem se tratar aqui em Itatiba e também recebemos pessoas de 35 cidades diferentes, demonstrando que estamos no caminho certo.
JI: O Esporte é um dos destaques de sua administração. Em que sentido Itatiba vem avançando nesse seguimento? O que esperar para o setor neste ano?
Thomás Capeletto: Eu vim do Esporte, sempre apoiei e gostei muito. Acho que temos que investir na nossa base para obter resultados. Primeiramente, tirar as crianças da rua. Então, potencializamos os polos esportivos para que as crianças tenham a oportunidade de treinar. Estamos com grandes times no Basquete, no Handebol, no Vôlei, nas escolinhas da Prefeitura. A utilização do Ferraz Costa está sendo maciça pelas crianças e jovens, tanto jogando futebol no campo society, quanto nas quadras vôlei de areia e de basquete. A gente vê a população vindo praticar. Montamos o Centro de Lutas na Nipo que está lotado, as crianças vêm para Judô, Jiu-Jitsu, Karatê e Karatê Adaptado. Estamos potencializando muito. Entregamos o piso novo do ginásio do Jardim Vitória e vamos entregar a cobertura da quadra externa do Ginásio de Esportes, que vai ajudar muito essa demanda esportiva da cidade.
JI: Cultura e Turismo. Gostaria que o senhor fizesse uma projeção para essas áreas para este ano?
Thomás Capeletto: Vamos investir sim, principalmente no nosso turismo rural. Temos um trabalho forte em cima deste viés, já que somos do Circuito das Frutas. Temos visto um grande desenvolvimento, inclusive na pandemia, com o Música em Movimento, levando a cultura para diversos bairros do município. Retornamos às festas, incluindo a Festa do Caqui, que é a mais aguardada e a principal para a cidade. Vamos retornar com o Carnaval na Praça da Bandeira. Faremos um Carnaval bem tradicional para a população itatibense. Esperamos que venham conhecer nossa cidade, conhecer nossos principais pontos turísticos, além dos nossos parques, rotas e pontos históricos - estamos revitalizando o Museu Municipal. Baseado na nossa cultura, também trouxemos o Monumento da Força Expedicionária Brasileira (FEB) para o Largo do Rosário, que é o local original dele. Entendemos que tudo isso é um pacote de cultura e turismo que terá segmento neste ano de 2023.
JI: Para finalizar, como está a saúde financeira hoje da Prefeitura de Itatiba comparando com o seu início de mandato?
Thomás Capeletto: Conseguimos fazer um equilíbrio financeiro muito grande e isso fez com que tivéssemos condições de fazer investimentos e, se tudo correr bem, Itatiba terá, dependendo da arrecadação, o maior orçamento da história agora em 2023. Tudo isso sem aumentar um centavo de imposto, sendo apenas reajustado à inflação. Hoje estamos em dia com todos os fornecedores e a Prefeitura está com uma saúde financeira totalmente regular, fruto de um trabalho muito grande, primeiro para sanar contas públicas e, segundo, de atrair investimentos.