Thomás Capeletto assina contrato de serviços para revitalização do Museu Municipal
O pacote de melhorias, no valor total de R$ 513.924,58, será custeado pelo Governo do Estado de São Paulo
Foto: PMI
Na última quarta-feira, dia 11, o prefeito de Itatiba, Thomás Capeletto de Oliveira, assinou o contrato de serviços para que sejam realizadas a revitalização e melhorias no Museu Histórico Municipal Padre Francisco de Paula Lima, localizado na Praça da Bandeira. As obras deverão ter início nas próximas semanas.
O pacote de melhorias, no valor total de R$ 513.924,58, será custeado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio de um convênio firmado entre a Prefeitura de Itatiba e a pela Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo.
O convênio acontece por meio do programa que beneficia os Municípios de Interesse Turístico (MIT). A chegada dessa verba já havia sido anunciada em setembro de 2021, mas faltava a assinatura do convênio.
Revitalização
Entre outras obras, o museu receberá nova pintura externa, reparos na cobertura, calhas e esquadrias, manutenção de pisos, adequação de sanitários e melhorias de acessibilidade, para atender um público cada vez maior.
A previsão é que as obras sejam concluídas em seis meses, período em que o museu ficará fechado para o público. “Inaugurado no ano de 1996, o Museu Padre Lima merece as obras ora projetadas. A readequação e reformas que serão realizadas devolverão à população um museu moderno e acessível”, disse o secretário de Cultura e Turismo, Luis Soares de Camargo.
Todas as obras de melhorias foram deliberadas pelo Conselho Municipal de Turismo (COMTUR). O projeto final foi elaborado pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos, por meio de seus departamentos técnicos, em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo.
Prédio histórico
Instalado no edifício colonial Solar dos Godoys Moreira, o prédio construído em 1875 é um exemplar arquitetônico e histórico de nossa cidade.
Segundo o prefeito, o museu é uma das instituições culturais mais importantes da cidade e ponto de atração e informação turística. “Foi um ano e meio de espera até a possibilidade de uma retomada segura. Logo teremos um museu mais moderno, bonito e, principalmente, acessível”, disse, durante a assinatura.