Testes para prevenção de ISTs serão realizados amanhã
Os testes gratuitos serão realizados na Praça da Bandeira, através da Campanha Fique Sabendo, das 8h às 17h

/home/jicombr/public_html/themes/ji/artigo.php
Da Redação
O último domingo, dia 1º, foi marcado pelo início da Campanha Dezembro Vermelho, que alerta para a prevenção da Aids e das infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). A data também celebrou o Dia Mundial de Combate à Aids, que foi instituída em 27 de outubro de 1988, pela Assembleia Geral Organizadora das Nações Unidas e Organização Mundial de Saúde.
A Secretaria de Estado da Saúde vai realizar neste mês a maior ação e testagem de HIV do País, com um recorde histórico: 99,2% dos municípios de São Paulo vão aderir à campanha “Fique Sabendo”. Os testes são realizados gratuitamente através do Sistema Único de Saúde (SUS), nas unidades da rede pública e nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA). Em Itatiba, neste sábado, dia 7, haverá testes gratuitos na Praça da Bandeira, através da Campanha Fique Sabendo, das 8h às 17h.
Pelo Estado
A expectativa é que ocorra 400 mil exames, na maioria realizados pelo método rápido, com resultado no mesmo dia. A coordenadora da Organização da “Fique Sabendo”, Karina Wolffenbuttel, informou que a expectativa é de 176 mil testes rápidos de HIV e 168 mil de sífilis pelo Estado.
Cada município poderá avaliar o contexto para estender ou não a campanha que começou no domingo e termina amanhã. A programação completa pode ser consultada em www.saude.sp.gov.br.
HIV x Aids
Ter HIV não é necessariamente a mesma coisa que ter Aids. Uma pessoa infectada pelo vírus (soropositiva) pode viver anos sem desenvolver a doença. No entanto, ela pode transmiti-la para outras pessoas por meio de relações sexuais desprotegidas, por exemplo. No Brasil, o Ministério da Saúde estima que 135 mil pessoas vivem com o HIV e não sabem.
A Aids surge quando, devido aos ataques constantes do vírus HIV, o sistema imunológico passa a funcionar com menos eficiência, até que as células de defesa sejam destruídas. Porém uma pessoa com HIV pode se tratar antes desse estágio com medicamentos antirretrovirais, que vão garantir o controle da doença e prevenir a evolução.