Tempestades podem causar desastres em Campinas durante o verão
Foto: Flávio Paradella/ Arquivo CBN
Chuvas com potencial para provocar desastres podem atingir a cidade de Campinas durante o verão. De acordo com o diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado, os agentes do departamento vão ficar em alerta até o próximo semestre.
Para mitigar riscos de desabamentos e alagamentos, a Defesa Civil começou a desenvolver o Plano de Contingência da Operação Verão de 2022.
O documento estará disponível para consulta a partir de novembro, mas já se sabe que, de dezembro a março, a Defesa Civil vai monitorar as informações meteorológicas e índices pluviométricos durante vinte e quatro horas.
Além disso, os agentes da Defesa Civil vão acionar uma rede de radioamadores para transmitir informações caso haja colapso dos sistemas de comunicação oficiais.
De acordo com Furtado, a equipe da Secretaria de Assistência Social já definiu para quais abrigos municipais as pessoas vão ser encaminhadas caso seja necessário remover pessoas de suas casas, como aconteceu no início do ano em outras cidades da região.
A audiência pública para discussão do Plano de Contingência aconteceu nesta segunda-feira (17) no Salão Vermelho da Prefeitura de Campinas. Nenhum morador do município compareceu.
* com informações da Rádio CBN Campinas