Temperaturas permanecem baixas até sábado, diz coordenadora da Defesa Civil
Itatiba registrou ontem a menor temperatura do ano, 5,4ºC
Foto: Dani Marzano
A Prefeitura de Itatiba informou que os termômetros chegaram a marcar ontem 5,4º C – a menor temperatura até o momento. Segundo a coordenadora da Defesa Civil, Leila Crivelaro, a previsão é de que as temperaturas permaneçam baixas até sábado.
“Até sábado ainda nós teremos temperatura muito baixa, então a gente recomenda alguns cuidados, principalmente com crianças e idosos, que são os que mais sofrem”, disse Leila à reportagem da CRN.
De acordo com o Climatempo, hoje, 19, a temperatura mínima deve ser de 7ºC e a máxima de 18ºC. Na sexta-feira, mínima de 8°C e máxima de 20°C.
Acolhimento
Uma equipe formada pela Secretaria de Ação Social, Defesa Civil e voluntários iniciou ontem as ações de acolhimento pelas ruas da cidade. O vice-prefeito e titular da Pasta, Mauro Delforno, relatou que foram abordados 19 moradores de rua. Desses, nove aceitaram passar a noite no Abrigo de Acolhimento Emergencial, instalado no salão da Nossa Senhora das Graças.
“Nós respeitamos a vontade das pessoas que optaram por permanecer nas ruas, mas esse trabalho do abrigo é muito bonito e será um prazer atender quem está morando na rua durante o inverno”, comentou Mauro.
O abrigo conta com camas, cobertores e chuveiros para atender às pessoas e também seus animais de estimação – há casinhas e ração para os pets. Funciona das 19h às 7h, com jantar e café da manhã para quem optar por passar a noite.
Quem conhecer ou souber de alguma pessoa em situação de rua que necessite do amparo da Prefeitura deve ligar para a Guarda Municipal, no número 153.
Doações
A Prefeitura de Itatiba está recebendo doações de alimentos e produtos de higiene, destinados ao Abrigo de Acolhimento Emergencial. As entregas podem ser feitas na Central de Abordagem Social, localizada na Av. Nair Soares de Macedo Fatore, 200, Vila Santa Clara - prédio anexo à Secretaria de Ação Social, Trabalho e Renda -, ao lado da rodoviária.
Segundo a Ação Social, Trabalho e Renda, os itens com mais necessidade são: molho de tomate, leite integral, óleo de soja, bolacha, pó de café, macarrão, sal, açúcar, arroz, feijão, lata de sardinha, farinha de milho, achocolatado, legumes variados (cenoura, batata, mandioquinha, mandioca, chuchu, cebola e alho) e linguiça calabresa ou outra proteína que não precise de refrigeração ou congelamento.
Entre os itens pessoais: sabonete, creme dental, escova de dente, esponja para banho, shampoo, absorvente e toalhas de banho.