Teatro incentiva crianças da Educação Infantil à alimentação saudável
Foto: Divulgação PMI
Com o objetivo de promover a saúde e a formação de hábitos alimentares saudáveis aos alunos da Rede Municipal de Ensino, a Secretaria da Educação – por meio da Seção de Alimentação e Nutrição Escolar em parceria com a empresa Soluções - tem realizado apresentações da peça teatral Sabores Perdidos na Floresta, para salas de Educação Infantil com alunos entre 4 e 5 anos de idade.
Na terça (29/10), a apresentação da vez foi no Cemei Benedicto Delforno, no bairro Vila Real, e contou com a presença da secretária de Educação, Sueli de Mores Tuon. A peça teatral Sabores Perdidos na Floresta tem duração de aproximadamente 30 minutos, apresentada nos dois períodos em cada Cemei.
As próximas serão nos Cemeis Andrelina e Rosa Maria Chrispim (hoje, 31/10); Maria Mercedes e Curió (04/11); Joaquim Pires de Toledo e Maria Nair (05/11); Elisabeth Abrahão e João de Barro (06/11); Sebastião Siqueira e Tucano (07/11) e ainda Faisão e Pixarro (08/11).
Essa é uma das ações de incentivo à alimentação saudável, incorporadas à dinâmica curricular das escolas em Itatiba, uma vez que o ambiente escolar é o local mais adequado para a realização de ações educativas sobre alimentação e nutrição, pelo seu potencial de influenciar de forma positiva a formação de hábitos alimentares saudáveis.
Já receberam a ação os Cemeis Periquito, Pixoxó/ Rosa Perlatti, Isabel Tulon, Juriti, Maria Helena P. Bianchi, Pintassilgo, Helio Joly, Mafalda Quaglia, Tico-Tico, Beija-Flor, Andorinha, Benedicto Delforno, Rosa Belgine, Maria Stella Calaes e Patativa.
Educação alimentar
O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), iniciativa do governo federal, oferece alimentação escolar e ações de Educação Alimentar Escolar (EAN) a estudantes de todas as etapas da educação básica pública, por meio do repasse de recursos para estados, municípios e escolas federais.
Seu objetivo é promover a saúde e a formação de hábitos alimentares saudáveis nos estudantes, com ações de EAN incorporadas à dinâmica curricular da escola. A prática de EAN faz uso de recursos educacionais que favorecem o diálogo junto a comunidade escolar, considerando todas as fases da vida, as etapas do sistema alimentar e as interações e significados que compõem o comportamento alimentar.
Neste contexto, a contação de história por meio de curtas peças teatrais é uma ação diferenciada para alunos da Educação Infantil, capaz de envolver toda a comunidade escolar. As crianças carregam consigo valores e comportamentos vindos da família e dos grupos com que convivem, a escola torna-se o local mais adequado para a tomada de consciência e criação de novos hábitos que auxiliem, não somente as crianças, mas toda a comunidade escolar em ações de promoção da saúde.