Taxa de isolamento social durante feriado santo em Itatiba registra média de 44%
O movimento na região central de Itatiba diminuiu na Fase Emergencial, mas a taxa de isolamento ainda está entre as piores da RMC
Da Redação
Segundo dados do Sistema de Monitoramento Inteligente (Simi) do Governo Estadual, Itatiba registrou média de 44% quanto ao índice de isolamento social entre os últimos dias 2 e 4 (feriado devido à Semana Santa). Na sexta-feira e no sábado, a taxa de isolamento ficou em 43%; no domingo de Páscoa, subiu para 45%.
Itatiba apresentou a segunda pior média entre os municípios da Região Metropolitana de Campinas (RMC), ficando à frente apenas de Paulínia, que registrou média de 43%; e empatado com Campinas (44%). Nesta semana, a taxa de isolamento em Itatiba caiu em relação ao feriado. Até a última quarta-feira, manteve-se em 38%.
Monte Mor apresentou o maior índice de isolamento da RMC no feriado santo, 57%; a seguir aparecem: Artur Nogueira (54%) e Vinhedo (49%).
Na capital
Na capital paulista, a antecipação de três feriados municipais e o recesso de dez dias, decretado pelo prefeito Bruno Covas, a fim de conter aglomerações, não surtiu efeito. De acordo com o Simi, o índice de isolamento manteve média de 42% na sexta e no sábado. Nos dias anteriores, a taxa variava entre 42% e 43%.
A administração municipal não anunciou qual a meta que pretendia alcançar. No ano passado, o governo estadual informou, no início da pandemia, que o ideal era chegar a 60% de isolamento. Neste cenário, apenas três municípios paulistas atingiram o esperado no último sábado: São Joaquim da Barra (68%), Mococa (61%) e Bertioga (60%). As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.