Taxa de isolamento na RMC cai para 47,7%
Apesar da antecipação do feriado estadual para ontem, o isolamento social na Região Metropolitana de Campinas caiu cerca de 8% em relação a domingo
Apesar da antecipação do feriado estadual para ontem, o isolamento social na Região Metropolitana de Campinas caiu cerca de 8% em relação a domingo, nas dez cidades pesquisadas pelo Sistema de Monitoramento Inteligente do governo do Estado. Na média, a região registrou ontem taxa de 47,7% ante 52% no domingo. Campinas caiu de 54% para 48% ontem. A média no Estado foi de 51%.
Apenas três cidades registraram taxas acima de 50% nessa segunda-feira: Indaiatuba com 53%, Valinhos, com 50% e Vinhedo, com 51%. Os três municípios tinham registrado, no domingo, 55% de isolamento.
A menor taxa ontem ocorreu em Americana, de 44%, após registrar 50% no domingo, seguida Santa Bárbara d´Oeste com 45%, de Hortolândia e Sumaré, com 46%, e Itatiba e Paulínia com 47%.
O isolamento social é medida necessária para conter a disseminação do novo coronavírus. O ideal, segundo autoridades da saúde, é que essa taxa seja de 70% para a efetividade da contenção da pandemia da Covid-19. O governo do Estado utilizará a taxa de isolamento como um dos critérios para definir a flexibilização da quarenta e o governador João Doria já avisou que cidades com taxas inferiores a 55% dificilmente poderão retomar as atividades.
A central de inteligência analisa os dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento social. Com isso, é possível apontar em quais regiões a adesão à quarentena é maior e em quais as campanhas de conscientização precisam ser intensificadas, inclusive com apoio das prefeituras.