Tapera Grande a principal estação da ferrovia entre Itatiba e Louveira

O bairro rural da Tapera Grande é um dos mais antigos de nossa cidade e registra propriedades rurais que remontam às primeiras ocupações do território hoje conhecido como Itatiba, ainda no final do século XVIII.
A região do bairro Tapera Grande viveu um momento de grande desenvolvimento econômico na segunda metade do século XIX, impulsionada pelo cultivo da lavoura de café. Muitas fazendas de café como a Paraíso, Santa Bárbara, Santa Esperança e outras estavam localizadas na região.
Em 1872, surgiram as primeiras propostas para a criação da Estrada de Ferro Itatibense, que só foi aberta ao tráfego em 1889 com apenas duas estações no trajeto, Luiz Gonzaga e Tapera Grande, além das estações urbanas em Louveira e Itatiba. Posteriormente foram sendo criadas paradas como Itapema, Paracatu, Paraíso e Abadia.
A estação de Tapera Grande foi a maior e com melhor infraestrutura e ficava praticamente no meio do percurso de 21 quilômetros da ferrovia, que foi desativada em agosto de 1952.
Parte das instalações da Estação Tapera Grande resistiram até as primeiras décadas do século XXI, quando foram definitivamente demolidas.
“... A estrada de ferro Itatibense atravessava grandes cafezais. Os galhos dos pés de café quase roçavam o trem. Ficavam ao alcance das mãos. O trajeto levava duas horas. O trem seguia devagar. Os passageiros acompanhavam a viagem fazendo coro: 'Muito peso, pouca força; muito peso, pouca força; muito peso…. … No meio do trajeto sempre havia algum fazendeiro, dono do cafezal, que mandava o maquinista esperar por ele na estação de Tapera Grande. Acontecia dele demorar às vezes mais de uma hora.” (Yolanda M. Dalla Verde, Santo André, SP, 7/1/2003). em http://www.estacoesferroviarias.com.br/t/taperagrande.htm
Rogério Scavone é jornalista.
Email: scavonerogerio@gmail.com
Fontes de Informações: Site da Prefeitura de Itatiba e Estações Ferroviárias do Brasil.
Fotos: Acervo Foto Parodi
A estação ferroviária de Tapera Grande em foto publicada no Almanaque de Itatiba de 1916
Estação Tapera Grande na década de 1940
Estação Tapera Grande com locomotiva