Taça Brasil Máster Loterias Caixa de Atletismo mostrará também a força dos japoneses
A competição será disputada no sábado e domingo no Centro Nacional Loterias Caixa de Atletismo, em Bragança Paulista
Foto: Divulgação ABRAM
O Japão é reconhecidamente o país com a população de mais longevidade do planeta. De acordo com dados do Ministério da Saúde japonês, divulgados em setembro de 2021, a nação conta com 86.510 pessoas com idade igual ou superior a 100 anos, um novo recorde. Mesmo a cerca de 18.600 km de distância de Tóquio, a cidade de Bragança Paulista, em São Paulo, mostrará um pouco da resistência e saúde dos nipônicos e seus descendentes durante a Taça Brasil Máster Loterias Caixa de Atletismo, que será disputada no sábado (20/11) e domingo (21/11).
Os nomes de origem japonesa são a grande maioria dos inscritos entre os que têm mais de 80 anos na competição. Dois atletas veteranos, entre muitos, chamam a atenção. Seijun Maedo (Ibirapuera), aos 93 anos, está inscrito nos 800 m, 1.500 m e 5.000 m. Com a mesma idade, Yoshiyuki Shimizu (ANASP) competirá nos 100 m e 200 m e no salto triplo.
Seijun Maedo chegou ao Brasil depois da Segunda Guerra Mundial, e ainda não fala bem o português. Ele começou no atletismo após se aposentar, há apenas oito anos. “Aprendi que, com uma alimentação saudável, poderei continuar participando dessas provas por muitos anos. Como pouca carne e muita fruta e verdura para me manter como corredor”, explicou.
Nascido também no Japão, criado no interior de São Paulo, Yoshiyuki Shimizu é um dos destaques da velocidade na categoria veteranos. No Campeonato Mundial Máster, disputado em Porto Alegre, em 2018, quebrou os recordes mundiais dos 100 m e dos 200 m para competidores entre 85 e 90 anos. Ele foi inscrito pela Associação Atlética Veteranos de São Paulo (ANASP), seu clube, nas provas dos 80 m, 100 m, 200 m e 400 m, além do salto em distância e triplo.
Os benefícios da prática esportiva para um envelhecimento saudável são indiscutíveis e conhecidos por todos. Somente os benefícios à saúde, no entanto, não é o fator determinante para um campeonato de atletismo para veteranos conseguir reunir tantos atletas. O que conta também é o prazer da disputa.
A competição, que recebeu a inscrição de 498 atletas (142 mulheres e 356 homens), terá transmissão pela TVNSports. O público, pela primeira vez em 2021, poderá ter acesso ao estádio do Centro Nacional Loterias Caixa de Atletismo. Os torcedores e familiares dos atletas precisam mostrar o comprovante de vacina de pelo menos uma dose para as pessoas que tenham idade para tal. Vai haver disponibilidade de álcool em gel e o público precisará utilizar a máscara durante todo o evento.
Para a maior confraternização familiar, o CNDA terá Food Trucks à disposição do público, música ao vivo e monitores para animação infantil com temática sobre atletismo.
A Taça Brasil Máster, que será organizada pela primeira vez pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), com apoio da Associação Brasileira de Atletismo Máster (ABRAM), será aberta às 7:30 do sábado, com a disputa dos 10.000 m feminino (60+), seguidos da prova dos 10.000 m masculino (60+). A última prova do programa horário é a dos 400 m com barreiras masculino, final por tempo, da categoria 30 a 59 anos, prevista para as 16:30 de domingo.