Taça Brasil Máster dá lições de vida em Bragança Paulista
Competição deste sábado e domingo (5 e 6/11) reunirá atletas a partir dos 30 anos (pré-máster) e dos 35 anos (máster);
Foto: Wagner Carmo/CBAt
A II Taça Brasil Máster Loterias Caixa de Atletismo receberá neste sábado e domingo (dias 5 e 6/11) cerca de 450 atletas com mais de 30 anos (pré-máster) e de 35 anos (máster). A competição será disputada no Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo, em Bragança Paulista (SP), com entrada gratuita para o público e transmissão ao vivo pelo YouTube da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).
A competição será aberta às 7:30 deste sábado, com a disputa dos 10.000 m masculino (60+). A última prova do programa horário é a dos 3.000 m marcha atlética masculina, final por tempo, de todas as categorias, a partir das 16:05 de domingo.
O público não precisa da apresentação de ingresso. O Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo fica na Rodovia Alkindar Monteiro, km 50,5 – SP 063 – Bairro do Campo Novo, em Bragança. Outro modo de acompanhar é pelo YouTube da CBAt, que transmitirá todas as provas da competição.
Verdadeiras lições de vida serão dadas neste fim de semana. Entre os inscritos, por exemplo, estão dois atletas de 94 anos: Seijun Maedo e Marinalva Maria de Brito, ambos da Agremiação dos Nikkeis de Atletismo de São Paulo (ANASP), nos 800 m, 1.500 m e 5.000 m. Nascido no arquipélago de Okinawa, no Japão, no dia 13 de março de 1928, Maedo venceu no ano passado os 5.000 m da Taça Brasil, também disputados em Bragança Paulista, recebendo aplausos do público.
A competição terá ainda nomes consagrados do esporte como Conceição Geremias, de 66 anos, e Henrique Martins, de 44. Atleta olímpica em Moscou-1980, Los Angeles-1984 e Seul-1988, Conceição está inscrita no arremesso do peso, lançamento do dardo e salto em altura.
Atleta da Associação Cultural e Esportiva Campeã (Acecamp), da qual é presidente, ela está pronta para competir. “Este ano tive algumas dificuldades, perdi alguns treinos, mas faço questão de participar e tentar o meu melhor”, disse a campeã dos Jogos Pan-Americanos de Caracas-1983, no heptatlo.
Já Henrique, nascido a 2 de janeiro de 1978, está inscrito no salto com vara, no sábado, e no triplo, no domingo. Ele resolveu participar para acompanhar um aluno. “Vou competir mais para acompanhar um aluno meu particular que irá fazer a primeira vez salto com vara. Ele começou a treinar há 2 meses, tem 41 anos e nunca fez atletismo na vida”, disse, referindo-se a Jonas Rinaldelli, sócio do Pinheiros. “Estou querendo mostrar que o salto com vara é igual a aula de judô, natação, karatê... Pode ser feito depois de mais idade.”
Outro atleta de destaque inscrito é Renato Couto Deodato, de 57 anos, que coleciona medalhas e rotina puxada: treina corrida de três a quatro vezes na semana, sem treinador. Em 1994, ele teve diagnóstico de leucemia mieloide crônica, um tipo raro de câncer no sangue. Fez transplante e virou corredor e nadador. Está inscrito nos 800 m, 1.500 m e 5.000 m.
Outra ação importante do evento é a Campanha de Doação de Alimentos, que ocorrerá sábado e domingo. A CBAt sugere que os participantes ou familiares doem 1 kg de alimento não perecível. Tudo o que for arrecadado será doado a entidades sociais.
A Agremiação dos Nikkeis de Atletismo de São Paulo (ANASP) foi a campeã de 2021 por pontos no masculino (531), feminino (286) e geral (817 pontos). A CMC UCA foi a vice-campeã nas três categorias (438, 181 e 619, respectivamente). Já a CF2V/ABM ficou em terceiro no masculino (384) e no geral (497). No feminino, a APRAM terminou na terceira colocação (167 pontos).
A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.