Suspeito de armazenar e comercializar medicamentos ilegais é preso em São Paulo
Remédios, que podem afetar o sistema nervoso, não tinham registros nos órgãos de fiscalização
Foto: SSP-SP
Por Assessoria de Imprensa e Comunicação da Secretaria da Segurança Pública
Um homem de 31 anos, suspeito de armazenar e comercializar medicamentos ilegais, foi preso por agentes do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) na quinta-feira (9). Ele foi encontrado em um imóvel no bairro Casa Verde, zona norte de São Paulo, onde havia diversos estoques de remédios sem procedência.
A descoberta do depósito de medicamentos aconteceu após policiais da 2ª Delegacia de Investigações sobre Roubos de Cargas (Divecar) obterem informações de que havia uma estranha movimentação de caminhões e transbordo de cargas no local.
As equipes realizaram campana na região, quando viram o suspeito abrir o portão da casa, momento em que houve a abordagem. Inicialmente ele informou ter sido contratado para fazer faxina, mas logo confirmou que armazenava medicamentos no local sem a documentação devida dos órgãos fiscalizadores.
No local, os investigadores encontraram caixas de remédios para diversos tratamentos. Quase todos possuíam rótulos com informações em inglês, espanhol e outras línguas.
Os que eram de origem nacional, são de uso e prescrição controlada porque podem afetar o sistema nervoso central e causam dependência. Esses medicamentos são identificados como anabolizantes.
Ainda na casa, foram encontrados produtos de uso veterinário. Eram hormônios sintéticos usados em mamíferos de grande porte, como cavalos, para aumento do tamanho dos músculos, força física e resistência — a utilização deste medicamento em humanos traz sérias consequências à saúde.
O suspeito foi autuado por crime contra a saúde pública e permaneceu preso na 2ª Divecar, do Deic.