Super-heróis com poderes diferentes protagonizam livro que combate bullying e preconceito
Com ilustrações no estilo dos animes japoneses, A liga dos heróis inúteis apresenta heróis adolescentes que descobrem que o verdadeiro poder está no trabalho em equipe e na persistência
Foto: Divulgação
Ser adolescente não é fácil. Ser adolescente e super-herói é muito menos! Ainda mais se os seus poderes são considerados inúteis ou esquisitos pela maioria. Em A liga dos heróis inúteis, lançado pela FTD Educação, jovens heróis “made in Brazil” passam por apuros enquanto descobrem que têm dons um tanto estranhos, como soltar pipoca pela pele, transformar objetos em flores ou mudar de cor.
Escrito pelos premiados autores Alexandre de Castro Gomes e Luiz Antonio Aguiar, o livro juvenil apresenta cinco super-heróis teen que sofrem bullying na escola e estão sempre se metendo em encrenca. Mas, unidos e com a ajuda de um mentor, os personagens descobrem que podem lutar contra uma organização criminosa internacional e que ainda sobra tempo para estudar, namorar e comer pizza.
As ilustrações são do estúdio Sapo Lendário, criado em 2013 pelos designers Natália Lima e Júnior Ramos. A dupla é fortemente influenciada pelos traços vibrantes dos animes japoneses e levou para as imagens da obra algumas características desse estilo, como personagens com olhos grandes, movimento do cabelo, expressões faciais e cores fortes.
A obra conta a história dos heróis adolescentes PyPs, Camaleoa, Flô, Breno e Brena, que não se conheciam até serem resgatados por Tocaia, que os monitorava havia algum tempo. Guiados pelo mentor, aprenderão a lidar com seus poderes diferentes e a trabalhar em equipe para salvar um herói que foi capturado.
A liga dos heróis inúteis é narrado por diferentes personagens a cada capítulo. O leitor conhece pouco a pouco os protagonistas da trama, conforme eles se apresentam e contam sua trajetória. Temas como bullying, abandono, ansiedade e rejeição convivem com a descrição ao mesmo tempo séria e cômica dos poderes que diferenciam esses adolescentes dos supostamente “normais”, num momento da vida (a adolescência) em que o fantasma de uma normalidade idealizada costuma assustar. É quando a personalidade se consolida no contexto de novos grupos sociais, para além do grupo familiar.
A narrativa ajuda a gerar reflexões a respeito do preconceito contra o que é diferente e da necessidade de pertencimento a um grupo. “Como lidamos com os outros, com suas qualidades e, sobretudo, com suas fragilidades? Como lidamos com nossas próprias fragilidades? Há muitas respostas possíveis, mas este romance vai mostrar que elas costumam passar pela amizade, pela mentoria e pela empatia”, destaca Estevão Azevedo, editor de literatura da FTD Educação.
Aqui está um livro imprescindível quando o assunto é superar preconceitos, fazer amizades, ressignificar o conceito de família e lidar com bullying.
OS AUTORES
Alexandre de Castro Gomes é especialista em literatura infantojuvenil, mestrando em Teoria da Literatura e Literatura Comparada, membro do grupo de pesquisa ENLIJ-UERJ (CNPq), professor da pós-graduação em Literatura Infantil e Juvenil da Universidade Candido Mendes (UCAM) e autor de cerca de quarenta livros para crianças e jovens. Já teve obras premiadas por instituições como a Cátedra Unesco de Leitura, a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) e a Biblioteca Nacional.
Luiz Antonio Aguiar é escritor há mais de trinta anos, já publicou cerca de cento e setenta livros, no Brasil e no exterior, e ganhou vários prêmios internacionais e nacionais, inclusive dois Jabuti. É professor de Criação Literária na Cátedra Unesco de Leitura, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), e escreve roteiros para histórias em quadrinhos, adaptando clássicos das literaturas brasileira e internacional para HQs.
OS ILUSTRADORES
O estúdio Sapo Lendário foi criado em 2013 por Natália Lima e Júnior Ramos, designers formados pela Universidade Federal de Pernambuco – Centro Acadêmico do Agreste (UFPE-CAA) e que moram em Caruaru, no interior de Pernambuco, há mais de oito anos. Ilustração, design e quadrinhos de inspiração japonesa são o foco do estúdio.
A LIGA DOS HERÓIS INÚTEIS
Recomendado a partir do 7o ano do Ensino Fundamental – Anos Finais
Autores Alexandre de Castro Gomes e Luiz Antonio Aguiar
Ilustradores Sapo Lendário
Páginas 192
Formato 16 cm × 23 cm
Preço sugerido R$ 63
Sobre a FTD Educação
www.ftd.com.br
Há 120 anos, a FTD Educação tem como missão transformar o futuro por meio da Educação, pensando além e inspirando a descoberta, a escolha, a liberdade e a cidadania. Reconhecida como uma empresa inovadora, parceira, flexível e humana, é movida pelo slogan “Conectamos Histórias. Construímos Futuros”. Sua proposta é integrada para escolas, alunos, professores e sociedade e conta com: materiais didáticos e de literatura; soluções educacionais (com suporte para escolas, consultoria educacional, formação de professores, entre outros); novas tecnologias (ferramentas que ampliam possibilidades de ensino dentro e fora da sala de aula); obras e serviços que envolvem a família na busca por uma educação completa.