Submissão para simpósio do patrimônio de Jundiaí vai até dia 2
Evento virtual ocorre de 25 a 28 de agosto e aborda o tema ‘Turismo, território e educação patrimonial: desafios no contexto da pandemia
Govesp
Estudantes, professores, pesquisadores e estudiosos têm até o dia 2 de agosto para inscrever seus trabalhos acadêmicos na nona edição do Simpósio do Patrimônio Material e Imaterial. Os resumos selecionados serão apresentados durante o evento on-line, de 25 a 28 de agosto. Realizado pela Unidade de Gestão de Cultura (UGC) de Jundiaí, em parceria com o Centro Paula Souza (CPS) e as Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatec) Itu e Jundiaí, o tema da edição é Turismo, território e educação patrimonial: desafios no contexto da pandemia da Covid-19.
Podem ser inscritos resumos de pesquisas finalizadas ou em andamento que abordem os seguintes eixos temáticos: Educação patrimonial, cultura e trabalho; Planejamento Territorial e o Direito à Cidade e Turismo Cultural e Patrimônio. São aceitos trabalhos com até quatro autores, sendo um autor principal e os demais, coautores. Cada pessoa poderá inscrever até dois artigos.
A programação tem o propósito de fomentar o debate sobre memória, identidade e patrimônio, e de criar diálogos e ideias. “O objetivo é ampliar a discussão sobre o patrimônio cultural material e imaterial, não só de Jundiaí, mas também de todo o país. O evento reúne arquitetos, historiadores, professores, alunos e abre espaço para qualquer pessoa interessada no assunto, diversificando a abordagem do tema trabalhado”, explica a professora da Fatec Jundiaí, Adriana Perroni Ballerini, que também faz parte da comissão organizadora do evento.
O Simpósio do Patrimônio Material e Imaterial é realizado desde 2013 e faz parte da programação do Mês do Patrimônio Histórico e Cultural 2021. A programação gratuita contará com palestras, mesas-redondas e conferências online, que serão transmitidas pelas plataformas do Facebook e YouTube. Os participantes também poderão fazer uma visita técnica à Casa Rosa, que integra o Inventário de Proteção do Patrimônio Artístico e Cultural de Jundiaí (IPPAC). As inscrições vão até dia 24 de agosto.
A submissão dos trabalhos acadêmicos, bem como a inscrição para participar, devem ser realizadas neste link, em que também é possível encontrar as informações detalhadas sobre o simpósio.