Startup de embalagens sustentáveis é inaugurada em Vinhedo
Empresa GrowPack utiliza palha do milho para reduzir e substituir o uso do plástico
Foto: Pref. Vinhedo
A startup GrowPack inaugurou uma nova unidade em Vinhedo. A empresa produz embalagens sustentáveis e biodegradáveis a partir da palha do milho para reduzir e substituir o uso do plástico. O prefeito Dario Pacheco esteve presente na inauguração da empresa, que tem capacidade para processar 400 quilos de matéria-prima diariamente, o equivalente a 100 mil embalagens.
“Vinhedo recebe a nova empresa de braços abertos e quer caminhar junto, como parceiro de novas tecnologias. A GrowPack está em plena sintonia com nosso foco de desenvolvimento forte e sustentável. Vamos trabalhar para que cada vez mais nossa cidade possa gerar empregos e riqueza com sustentabilidade”, afirmou dr. Dario. Recentemente, Vinhedo foi classificada como a 6ª cidade brasileira no ranking do Índice de Desenvolvimento Sustentável.
A nova unidade da fábrica, criada na Argentina em 2018, foi inaugurada na sexta-feira (15) em uma área de 1.300 metros quadrados. Os primeiros produtos fabricados em Vinhedo serão suportes de latas de cerveja, em parceria com a Ambev, e boxes em formato de marmita que serão utilizadas em entregas do iFood por oito restaurantes de Campinas. De acordo com a GrowPack, a marmita de fibra mantém a temperatura dos alimentos, pode ser usada no micro-ondas e freezer.
Além da palha do milho, os planos da empresa incluem embalagens com diferentes recursos renováveis para atrair novos clientes futuramente. Segundo a GrowPack, a produção de embalagens de palha de milho representa economia de 25% de energia elétrica e 80% no uso de água em comparação às de papelão.