Sorvetes e picolés são inclusos no cardápio dos animais durante o calor
O Zooparque Itatiba adota medidas e cuidados para o maior conforto dos animais moradores do local
Foto: Divulgação/Zooparque
Da Redação
Com a forte onda de calor que atinge o município, o Zooparque Itatiba adota medidas e cuidados para o maior conforto dos animais moradores do local.
Entre as medidas está a introdução de picolés e sorvetes no cardápio de determinadas aves e mamíferos, para ajudá-los a se refrescarem nos dias mais quentes.
A bióloga responsável técnica do Zooparque, Camila Piovani, destaca que este enriquecimento ambiental promove estímulos nos animais, para que, assim, possam realizar comportamentos naturais de cada espécie, promovendo o bem-estar.
“Nos dias mais quentes, felinos, primatas e algumas aves recebem um picolé ou sorvete preparado com seu alimento preferido para espantarem o calor, assim ficam mais ativos e se exercitam mais ao longo do dia. O picolé não substituiu sua alimentação regular, funciona como um complemento. Os tigres-siberianos, por exemplo, recebem picolés feitos de sangue e pedaços de carne; as aves recebem a guloseima com frutas”, diz a bióloga.
Cuidados neste calor
Além da alimentação, os animais também possuem em seus recintos uma área sombreada com tanques de água fresca, onde podem se refrescar a qualquer hora do dia. “A área coberta pode ser artificial, como quiosques e abrigos construídos, e também o sombreamento natural, já que o Zooparque está localizado no meio de um fragmento de Mata Atlântica e os recintos recebem muita sombra fresca das árvores”, conta Camila.
Inverno e verão
A bióloga explica que a alimentação dos animais é sempre adequada, seja verão ou inverno. No verão, são incluídas frutas típicas da estação, que possuem nutrientes e grande quantidade de líquido.
No inverno, a dieta sofre mudanças para que os animais recebam alimentos mais calóricos e que darão mais energia. “No inverno os recintos são preparados com aquecimento, bloqueio de vento e mudança na cobertura do solo. Devido aos cuidados especiais, o Zoo nunca teve nenhum caso de complicação com a saúde dos animais no período do verão ou inverno”, diz Camila.