Solenidade marcou entrega de obras nos cemitérios da Saudade e Santíssimo
Prefeito Thomás discursando defronte à capela do cemitério, ao lado do pe. Maycon, secretários e vereadores
Na segunda-feira houve a entrega da revitalização do Cemitério da Saudade e do Santíssimo, reinauguração da nova Sala das Velas, plantio de cedrinhos especiais, na divisa de ambos os cemitérios, implantação de placas indicativas de ruas internas, assim como limpeza geral das ruas e pinturas de muros, além do anúncio da digitalização de todos os 35 mil túmulos que fazem parte da necrópole municipal.
A SOLENIDADE
Para marcar a entrega das obras, na segunda-feira houve uma cerimônia defronte à capela do Cemitério da Saudade, com apresentação da cerimonialista Nathalia Rabechi, que inclusive leu um histórico sobre os cemitérios escrito por seu pai Ocimar Rabechi, presidente da Associação Pró Memória de Itatiba.
O Padre Maycon Cristian Pedro iniciou sua fala contando a história do “cemitério velho”, que ficava no final da Rua Comendador Franco (hoje Sabesp) e que foi transferido para onde está hoje. Seguiram usando da palavra, o secretário de Cultura e Turismo, Luís Soares de Camargo, que deu “uma verdadeira aula sobre a lembrança dos mortos, seus parentes e cemitérios”, e ainda elogiando o prefeito Thomás Capeletto, por suas iniciativas nos mais diversos setores da administração.
CUIDADOS COM AS ‘COISAS PÚBLICAS’
O secretario de Ação Social e vice-prefeito Mauro Delforno, disse “da importância de se cuidar da coisa pública”, entre as quais os cemitérios, elogiando todos os operários que participaram dos serviços e o prefeito Thomás, pela liberdade que dá para que se possa efetivar tudo o que seja de bom para os munícipes. O secretário de Administração Junior Sesti, também enfatizou a importância dos trabalhos de apoio dos colegas de secretarias, principalmente no setor de burocracia.
PREFEITO THOMÁS ENALTECE EQUIPE
Finalizando a solenidade, o prefeito Thomás “lembrou que foi na gestão do então prefeito em exercício, Mané Massaretti, que foi dado o ponta pé inicial para se oferecer melhores condições aos cemitérios, nomeando uma Comissão para tratar do “Santíssimo”. O prefeito renomeou os comissionados, “para dar andamento aos trabalhos de revitalização de um local tão importante para os itatibenses, onde estão sepultados os restos mortais de seus familiares”.
Agradeceu e enalteceu o trabalho coletivo de toda sua equipe de governo, e também ao pe. Maycon, pela integração do Poder Público com a Irmandade do Santíssimo, e solicitando ao reitor da Basílica do Belém, uma benção a todos os presentes.
PRESENÇAS
Além das autoridades citadas prestigiaram o evento os secretários: Katia Baptistella, de Finanças, Gustavo Cosenza de A. Franco, do Meio Ambiente e Diego de Freitas de Negócios Jurídicos. Vereadores: Juninho Parodi, Hiroshi Bando, Leila Bedani e Carlos Eduardo Franco. Secretária adjunta, Jaqueline Boava, Mila Sanfins representando o “Museu Municipal Padre Lima”, Adriano Amaral responsável pela UPA e Mané Massaretti que foi prefeito em exercício na década de 90.
CHUVA DE PÉTALAS DE ROSAS
Na terça-feira, dia de Finados, com promoção da Funerária Ordine e Prefeitura Municipal, foi feita através de helicóptero uma “Chuva de Pétalas de Rosas” sobre os cemitérios, que emocionou aos itatibenses que ali foram para reverenciar os mortos das famílias e de amigos.