Solenidade do Sino da Paz reforça parceria entre as cidades-irmãs Gifu e Campinas
Evento é realizado anualmente para lembrar a busca da paz. A japonesa de Gifu é a Cidade da paz
Foto: Divulgação
A Prefeitura de Campinas realizou no último sábado, 29 de julho, a cerimônia do Sino da Paz no espaço externo do Paço Municipal. O evento é realizado anualmente para lembrar a busca da paz pelos cidadãos de Gifu, no Japão – cidade bombardeada em 9 de julho de 1945, na Segunda Guerra Mundial _, e cidade-irmã de Campinas desde 1982. Em 1º de julho de 1988, Gifu se declarou a “Cidade da paz”, e, desde então, compartilha esse princípio com todas as suas cidades-irmãs pelo mundo.
O prefeito Dário Saadi falou sobre a importância de celebrar a paz. “É preciso valorizar o simbolismo deste evento como forma de lembrar que o mundo pede paz. Campinas tem muito a aprender com a comunidade japonesa”, disse.
Quem abriu o evento foi Tadayoshi Hanada, presidente do Instituto Cultural Nipo Brasileiro de Campinas, que relembrou a origem da solenidade. “O Japão sofre até hoje com os ataques durante a 2ª Guerra. Por isso é nosso desejo que não haja mais guerra em nenhuma parte do mundo”, disse o presidente do Instituto Nipo.
Uma comitiva da cidade japonesa também esteve presente para celebrar o evento. O prefeito de Gifu, Masanao Shibahashi, agradeceu a receptividade da cidade. “Campinas nos recebeu de forma muito calorosa, o que mostra que temos muito sintonia e pontos em comum”, disse.
Também estiveram presentes Koji Ishii, presidente da Câmara de Gifu; Satoshi Tagawa, diretor do Departamento de Promoção do Desenvolvimento Atrativo de Gifu; Yuko Kawai, diretora e comissária da Seção para Promoção do Intercâmbio e Relações Internacionais; e Tatsuya Ito, diretor da Secretaria de Gabinete do Prefeito.
Após a solenidade, houve uma apresentação típica de dança japonesa e os tradicionais taikos, que são instrumentos de percussão daquele país.