Sistema de videomonitoramento utilizado em Itatiba será referência em Manaus
Em Manaus, o secretário e o GM de Itatiba participarão de diversas reuniões e farão apresentações e palestras
Foto: Divulgação/PMI
Da Redação
O secretário de Segurança Pública do Amazonas, general Carlos Alberto Mansur, esteve em Itatiba no primeiro semestre para obter informações do sistema de videomonitoramento (Olho Vivo) utilizado pelo município há duas décadas. A experiência foi positiva e hoje, 19, uma equipe da Prefeitura de Itatiba, formada pelo secretário de Segurança e Defesa do Cidadão, Luís Antônio Henrique Pereira; e o guarda municipal Marcel Reginato Teixeira, que é encarregado de monitoramento do Departamento de Inteligências Integradas, viaja a Manaus a convite do governo de AM, para passar mais detalhes sobre o sistema.
“O intuito da viagem é fazer uma integração interestados. Somos pioneiros no uso do sistema desta empresa, a MultiWay, que é de Itatiba, e vamos levar este conhecimento a Manaus”, destaca o secretário Luís Antônio.
Para o prefeito Thomás Capeletto, “é motivo de muita satisfação compartilhar nosso conhecimento aplicado, levando para outras cidades, e até estados, o bom funcionamento da nossa segurança pública”.
Em Manaus, o secretário e o GM de Itatiba participarão de diversas reuniões e farão apresentações e palestras, além de estudos de caso in loco na Central de Operações de Manaus, tirando dúvidas dos operadores e encarregados da seção. A instalação do sistema em Manaus será o piloto para a possível expansão em todo o estado amazonense, composto por 62 municípios.
Inteligências Integradas
A Seção de Videomonitoramento, do Departamento de Inteligências Integradas, conta com mais de 60 câmeras instaladas no município. O monitoramento é feito em todas as entradas e saídas, e em outros pontos estratégicos. As câmeras têm leitor de placas de carros e permite, inclusive, associar pessoas a esses veículos.
Chamado popularmente de Olho Vivo, o sistema capta as imagens e cabe ao Departamento toda a gestão e monitoramento dessas informações.
“A investigação resultante dos processos que o GM Teixeira faz para a Procuradoria do Ministério Público e, principalmente, para Polícia Civil, através das imagens que são recuperadas das câmeras, têm ótimos resultados na resolução de casos de roubo, furto e até assassinato. São evidências que solucionam crimes”, afirma Luís Antônio.
Desde maio, o sistema conta com a moderna câmera Speed Dome, com rotação de 360° e capacidade de zoom de 30x. Esse equipamento foi doado à Prefeitura de Itatiba pelo Flex Atacarejo, que, na ocasião, fez a entrega em mãos ao prefeito Thomás, ao secretário de Segurança e ao encarregado Teixeira.
Pela empresa, o diretor de marketing Amilcar Pavan disse na ocasião que colaborar com a segurança da cidade é uma ação que deve ser compartilhada por todos, especialmente nas parcerias público-privadas.
Também no final de maio, a empresa MultiWay liberou o uso de 20 novas licenças para a instalação de câmeras e ampliação do sistema de monitoramento, o que, segundo a Prefeitura, vem sendo feito.