Sistema de informatização municipal vai disponibilizar diversos serviços de forma online
Com o Avança Itatiba Desenvolvimento poderão ser solicitados de forma online diversos serviços
Foto: Márcio Egidio/JI
Da Redação
A Prefeitura de Itatiba, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Habitação, lançou na tarde de ontem, dia 10, o Avança Itatiba Desenvolvimento - novo programa municipal, que tem investimento de R$ 2.620.000,00, dividido em 18 meses e trará muito mais comodidade ao cidadão.
A primeira realização do programa é um sistema totalmente informatizado, que facilitará o planejamento de investimentos, a viabilização de novos negócios e a oferta de serviços públicos que impactam na vida do cidadão, em processo mais ágil e transparente, pois será possível verificar o andamento do pedido com menos burocracia.
Com o Avança Itatiba Desenvolvimento poderão ser solicitados de forma online diversos serviços, como aprovação de projetos e emissão de Habite-se (para construção), aprimoramento no serviço de abertura de empresa, emissão de certidões, cadastro de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), alvará de execução e funcionamento. A expectativa é que até o final deste ano de 2023 o sistema esteja disponível à população.
O prefeito Thomás Capeletto de Oliveira, ao lado do secretário Eduardo Aoun, realizou o lançamento no Auditório do Centro Administrativo Prefeito Ettore Consoline, sede da Prefeitura. “O futuro é agora e começa aqui com o investimento de R$ 2,6 milhões em tecnologia e desenvolvimento. Temos um governo ousado, para permitir que as coisas aconteçam na cidade, e é de muito bom grado que a vencedora da licitação, a Geopixel, seja uma empresa que está em mais de 80 cidades e tem conhecimento técnico para que a gente possa implantar o sistema também em Itatiba”, declarou o prefeito Thomás.
“Nosso objetivo é sempre entregar um serviço melhor aos munícipes e fazer com que os processos tramitem de forma mais rápida, transparente e com menos burocracia - facilitando também a vida de quem está dentro da Secretaria”, pontuou o secretário Aoun, solicitando que os servidores ficassem em pé e recebessem aplauso dos presentes. “Agradeço à minha equipe por ter abraçado o projeto. Sabemos que tudo que é novo gera impacto e temos profissionais altamente capacitados”, salientou.
Mais facilidade
A novidade deve tornar o serviço público mais rápido, prático e eficiente. Esta informatização diminuirá o tempo de aprovação de novos projetos, por exemplo. Além disso, o Avança Itatiba Desenvolvimento também vai diminuir o uso de papel e as filas. Dentre os benefícios, ao estar em pleno funcionamento, não será mais preciso solicitar à Prefeitura cópia dos mapas de loteamentos e bairros, pois a população terá acesso rápido através da plataforma digital.
Os servidores municipais passarão por treinamento junto à implantação do sistema da Geopixel, empresa especializada em tecnologia da informação, com sede no Parque Tecnológico de São José dos Campos, que fornecerá licença de software para gestão do cadastro municipal.
“É um prazer para nós iniciar o programa Avança Itatiba Desenvolvimento, promovendo uma série de melhorias na gestão pública. Isso fará com que os munícipes tenham maior celeridade nas respostas e interações com a Prefeitura, reduzindo a necessidade de entrar com documentos em papéis e na conquista de alvarás de obra, de funcionamento para uma nova empresa, certidões que precisam ser expedidas pela Prefeitura, com benefícios neste sentido por poder acessar de forma digital, direto do telefone”, destacou o diretor da Geopixel, Paulo Simão.
Também de forma online o cidadão poderá fazer denúncias e reclamações sobre perturbação do sossego ou limpeza de terrenos|, entre outros assuntos. Funcionários do Setor de Fiscalização serão equipados com tablets para realizar as vistorias, dando mais agilidade para cumprir com a legislação municipal.
Etapas de implantação
Inicialmente, o serviço contempla levantamento, análise, diagnóstico e organização do banco de dados do Cadastro Municipal. Em seguida, inicia-se o serviço de digitalização de documentos de aprovação de obras, bem como o de georreferenciamento de documentos diversos.
Futuramente, através do Avança Itatiba Desenvolvimento, o Cadastro Imobiliário, por exemplo, contará com um painel de pesquisa, com direito a mapa urbano digitalizado e georreferenciado. Ele contará com ferramentas de zoom, medição e seleção de formulários.
Também haverá possibilidade de consulta dos dados associados ao imóvel, tais como localização, dimensão do terreno e da edificação, tipo da construção, zoneamento, regularidade, foto de fachada, planta - incluindo de quadra e de lote e até croquis