Sete estabelecimentos são multados em R$ 5 mil por promoverem aglomeração
Na foto, agentes reunidos na Praça da Bandeira em força tarefa para coibir aglomerações
Foto: Renato Jr./PMI
Da Redação
Entre os últimos dias 2 e 6 - feriado prolongado de Corpus Christi -, uma força-tarefa realizada por agentes fiscais da Secretaria de Desenvolvimento e Habitação, com apoio da Guarda Municipal e Polícia Militar, flagrou sete estabelecimentos descumprindo as medidas sanitárias estabelecidas pelo governo estadual no enfrentamento à pandemia.
Nos locais, os agentes encontraram pessoas aglomeradas, que consumiam bebidas alcoólicas e não utilizavam máscaras. Por serem reincidentes, cada um dos estabelecimentos foi multado em R$ 5 mil.
Em relação ao descumprimento do horário de funcionamento estabelecido pelo Plano SP, foram realizadas 57 abordagens. Segundo a regra atual, os estabelecimentos têm permissão para funcionar até as 21h, desde que cumpram as regras de combate e prevenção à covid-19, como distanciamento social e utilização de álcool em gel pelos frequentadores. Após este horário, o funcionamento só é permitido pelo sistema delivery.
Barreiras sanitárias
Além da força tarefa, a Prefeitura de Itatiba instalou barreiras de sanitárias em pontos de intenso movimento, como as avenidas Marechal Castelo Branco e Pedro Mascani, e as rodovias Engenheiro Constâncio Cintra e das Estâncias.
As barreiras funcionaram entre os últimos dias 2 e 3. Os motoristas que passavam pelos locais eram orientados sobre as medidas impostas para o combate ao coronavírus e esclarecidos sobre a situação da Santa Casa, cuja ocupação de leitos da UTI Covid voltou a atingir 100% nas últimas semanas.
Denúncia
De acordo com a legislação atual, os estabelecimentos que desobedecerem as regras previstas no Plano São Paulo e mantiverem o funcionamento após as 21h, ou não respeitarem as orientações sanitárias, poderão ser autuados com a aplicação de multa. Estão proibidos os eventos que promovam aglomeração e a locação de chácaras para festas.
A população itatibense pode denunciar aglomerações pelo WhatsApp 3183-0668 (apenas mensagens de texto), e pelo 153 da GM.