Sete escolas na região de Campinas estão entre as melhores do Brasil no Ensino Médio
Unidades alcançaram média acima de meta estipulada pela avaliação nacional para a última etapa da educação básica
Foto: Govesp
No ranking das 100 escolas públicas de Ensino Médio do Brasil com os melhores resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado na quarta-feira (15), sete escolas estão na região de Campinas e obtiveram nota acima da média nacional.
A unidade mais bem colocada da região, em 31º lugar no país, é a Etec Vasco Antônio Venchiarutti, em Jundiaí. A unidade do Centro Paula Souza registrou 6,6 na edição 2023 da avaliação nacional. A nota é a mesma registrada pela Escola Técnica de Paulínia, na 32ª colocação geral.
De Itatiba, a Etec Rosa Perrone Scavone alcançou o 53º lugar no ranking com pontuação 6,4. Com índice 6,3 estão a Escola Estadual Orosimbo Maia (77ª) e a Etec Conselheiro Antonio Prado (89ª), em Campinas, e o IFSP Campus São João da Boa Vista (81ª). A lista ainda inclui a Etec Professor Jadyr Salles, de Porto Ferreira, com média 6,2.
Unidades na capital, RMSP e interior
Das 24 escolas no ranking, sete estão localizadas na capital e na região metropolitana de São Paulo. Em relação à administração, 16 estão vinculadas ao Centro Paula Souza, duas a universidades públicas estaduais de São Paulo (Unesp e USP) e outras duas à Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP).
A unidade com melhor colocação em São Paulo, em 6º lugar, é o Colégio Técnico Industrial Professor Isaac Portal Roldán, em Bauru. A escola é vinculada à Universidade Estadual Paulista (Unesp) e registrou 7,4 no Ideb. Logo depois, está a E.E. 9 de Julho, de Taquaritinga, na 16ª posição geral. Desde 2019, a escola faz parte do Programa Ensino Integral e alcançou 6,9 – um avanço de 56% em comparação com a edição de 2021.