Sete cidades da RMC figuram entre as 100 mais competitivas do Brasil
Foto: JI Arquivo
A Região Metropolitana de Campinas (RMC) destacou-se na 5ª edição do Ranking de Competitividade dos Municípios, lançado ontem em Brasília pelo Centro de Liderança Pública (CLP), em parceria com a Gove e a Seall. Entre as 100 melhores cidades do Brasil, sete são da RMC, com Campinas ocupando a 8ª posição nacional e a 4ª no estado de São Paulo. Além de Campinas, as cidades de Americana, Hortolândia, Indaiatuba, Itatiba, Paulínia e Valinhos também integram o seleto grupo do top 100.
O estudo avalia 410 municípios brasileiros com mais de 80 mil habitantes, abrangendo 60% da população do país. Entre os indicadores avaliados, que somam 65 no total, estão inovação e dinamismo econômico, sustentabilidade fiscal e funcionamento da máquina pública. Esses pilares são considerados fundamentais para a competitividade e a melhoria da gestão pública.
Carla Marinho, especialista em advocacy e análise de conjuntura política na área de Relações Governamentais e Competitividade do CLP, destacou a importância da competitividade na gestão pública: "Competitividade é a capacidade de um governo articular, planejar e executar boas políticas públicas. Isso significa desenhar políticas baseadas em dados, uso racional de recursos a partir de diagnóstico e indicadores claros, ou seja, cada vez mais tomar decisões baseadas em informações em vez de opiniões."
Itatiba, uma das cidades da RMC no ranking, subiu 17 posições em relação ao ano anterior, ocupando agora o 40º lugar geral. Eduardo Aoun, secretário de Desenvolvimento Econômico e Habitação de Itatiba, atribui o avanço a fatores econômicos externos e internos, além de iniciativas locais. "O crescimento de Itatiba se deve a uma série de fatores, incluindo a chegada de novas empresas nos últimos anos, resultando em mais de 4 mil novas empresas e 3.500 postos de trabalho criados nos últimos três anos e meio", afirmou Aoun. Ele também destacou a implementação de um novo sistema na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Habitação, que desburocratizou e agilizou processos, melhorando a gestão pública.
O Ranking de Competitividade dos Municípios é uma ferramenta valiosa para os líderes públicos, auxiliando na tomada de decisões com foco na melhoria da gestão das cidades e no fomento ao ambiente de negócios. O documento também incentiva a competição positiva entre os municípios, valoriza casos de sucesso e permite uma comparação simples e direta entre localidades, fornecendo um panorama claro dos atributos institucionais, sociais e econômicos.
RANKING DE COMPETITIVIDADE - RMC
Município.....................................................................Posição
Campinas......................................................................8ª
Indaiatuba.....................................................................19ª
Americana....................................................................23ª
Paulínia........................................................................26ª
Itatiba............................................................................40ª
Valinhos........................................................................67ª
Hortolândia...................................................................89ª
Santa Bárbara d'Oeste................................................132ª
Sumaré.........................................................................211ª
Fonte: CLP (Centro de Liderança Pública)