Sessão na Câmara marca início de campanha de combate à violência contra a mulher
Foto: Amanda Vedovello / CMI
Foi realizada, nesta segunda-feira (18), a 180ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Itatiba. Na Ordem do Dia, dois projetos retornaram à pauta para o segundo turno de discussão e votação. Houve, ainda, Sessão Extraordinária para apreciação de um terceiro item em primeiro turno.
A reunião desta semana também teve como destaque o lançamento da campanha “21 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, que, neste ano, conta com o apoio da Câmara Municipal, e a diplomação do Atirador Destaque do Ano, concedida pela chefia de instrução do Tiro de Guerra 02-070. Confira os resultados dos trabalhos:
Segundo Turno
De autoria do vereador Juninho Parodi (PL), foi apresentado novamente o PL 77/2024, que institui o Dia Municipal do Cooperativismo, a ser comemorado anualmente no primeiro sábado de julho. A matéria foi aprovada por unanimidade de votos e segue, agora, para sanção do Executivo.
Também retornou à pauta o PL 10/2024, de autoria do vereador William Soares (Republicanos). A matéria dispõe sobre a obrigatoriedade dos estabelecimentos comerciais que realizam arrecadação de doações financeiras através da modalidade “Troco Solidário” e/ou campanhas similares prestarem informações ao público.
A proposta foi aprovada por todos os vereadores presentes, com uma emenda modificativa, e seguirá para sanção do Executivo.
Extraordinária
Em Sessão Extraordinária, convocada pelo presidente da Casa, David Bueno, foi apresentado o PL 40/2024, de autoria dos vereadores Leila Bedani (PSD), Fernando Soares (PSD) e Juninho Parodi (PL). A matéria altera a lei 5.421/2022, criando o “Projeto Banco Vermelho” no âmbito do Agosto Lilás, mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher.
A matéria consiste na instalação de pelo menos um banco na cor vermelha em espaços públicos com grande circulação de pessoas, onde constarão frases que estimulem a reflexão sobre o tema, além de contatos de emergência para denúncias e suporte às vítimas.
A proposta foi aprovada por unanimidade de votos e volta na próxima sessão para segundo turno.
21 dias de Ativismo
Durante a Sessão, a vereadora Leila Bedani falou sobre a importância da campanha “21 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, amparada pela Lei 5.424/2022, de sua autoria. “Através desta campanha, conseguimos encorajar várias mulheres que são vítimas de violência, para que elas se empoderem e retomem a autoestima que, muitas vezes, está perdida”, explicou Leila.
Membros do Grupo Mulheres do Brasil, organização parceira da campanha, também estiveram presentes na ocasião.
Ainda nesta segunda-feira, o prédio da Câmara Municipal ganhou uma iluminação especial na cor laranja, que simboliza o movimento. O cronograma de atividades se estenderá até o dia 05 de dezembro, quando será inaugurada, também na Câmara, a Galeria Lilás, que homenageia mulheres que fazem parte da história do Poder Legislativo Itatibense.
Atirador Destaque
Também durante a reunião, foi realizada a Sessão Solene de Diplomação do Atirador Destaque do ano de 2024, em conformidade com a resolução 01/2011 e a indicação da chefia de instrução do Tiro de Guerra 02-070.
O homenageado desta edição foi o monitor Thiago Polli Marques Barcelos, que alcançou a primeira colocação no Curso de Formação de Cabos. Escolhido por seus companheiros, Thiago recebeu a honraria das mãos do primeiro-sargento Wanderson Sebastião Dias Almeida e do vereador David Bueno (Solidariedade), presidente da Câmara.
“O Tiro de Guerra foi um espaço que me transformou como pessoa e como profissional. Agradeço pela oportunidade de servir durante este ano”, comentou Thiago Polli em seus agradecimentos.