Servidores da Câmara participam de capacitação sobre controle interno e patrimônio público
Foto: Augusto Schiosi / CMI
A Escola do Legislativo de Itatiba (ELEITA) promoveu, na última quinta-feira (24), o treinamento “Apontamentos do Tribunal de Contas, controle interno e patrimônio público”. O evento ocorreu nos períodos da manhã e da tarde, no Plenário Vereador Abílio Monte.
Ministrada pelo professor Edson Cozol, a aula foi dividida em três blocos. O primeiro deles tratou sobre temas relacionados aos apontamentos do Tribunal de Contas, como índices de efetividade da gestão municipal; recomendações do TCE na gestão financeira; trâmite dos relatórios de fiscalização; principais motivos do parecer desfavorável e orientações específicas às câmaras municipais.
O segundo bloco foi dedicado às temáticas relacionadas ao controle interno, incluindo as atribuições e fundamentos legais da área, planejamento e procedimentos de avaliação interna, além da metodologia aplicada na auditoria.
Por fim, o terceiro bloco do treinamento teve como tema principal o patrimônio público. Alguns dos tópicos abordados foram a gestão do controle patrimonial; contabilidade; controle externo, tombamento e classificação dos ativos.
Sobre a ELEITA
Criada por meio da resolução 19/2023 e regulamentada pela resolução 11/2024, a Escola do Legislativo de Itatiba (ELEITA) tem como principais objetivos desenvolver ações de educação para a cidadania, visando a aproximação entre a sociedade e o parlamento municipal, e contribuir para a educação política e o aprimoramento da prática legislativa.
Com o propósito de promover a democracia e a cidadania através de atividades de formação e capacitação, a Escola do Legislativo visa desenvolver a qualificação dos parlamentares e servidores da Câmara para o exercício das atividades profissionais das áreas administrativa e legislativa, além de levar informação e capacitação à comunidade sobre temas relacionados às atividades do Poder Legislativo.