Semana do Meio Ambiente seguirá com programação até o próximo sábado
A abertura da Semana do Meio Ambiente foi realizada no auditório da sede da Prefeitura
Foto: Mari Carla Giro e Tatiana R. Petti/PMI
Da Redação
Na última segunda-feira, dia 5, a Prefeitura de Itatiba deu início à Semana do Meio Ambiente, no Auditório do Centro Administrativo Prefeito Ettore Consoline, que é a sede da Prefeitura. A abertura, em parceria com a Escola de Governo e Gestão Pública de Itatiba, contou com palestra sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) e as aplicações nos espaços urbanos. Será ministrada por Fatima Franco e Nina Orlow, coordenadoras do Movimento Nacional pelos ODS no Estado.
Ontem, dia 6, através da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, foi promovida a distribuição de 7,5 mil mudas – de temperos a árvores – gratuitamente à população; a ação foi realizada na Praça da Bandeira. As mudas as mudas doadas são produzidas no Viveiro Municipal.
Além da doação de mudas, também houve ação de conscientização para adoção responsável de animais – realizada pela Coordenadoria do Bem-Estar Animal (Cobema) e por protetoras voluntárias de Itatiba.
Jardim Botânico
Como parte da Semana do Meio Ambiente, a Prefeitura anunciará hoje, dia 7, o Jardim Botânico de Itatiba. O evento será no Viveiro Municipal de Mudas, que fica ao lado do Parque Ferraz Costa às 9h e contará com plantio de mudas de árvores.
“Iniciamos a Semana do Meio Ambiente, mas a conscientização é para o ano inteiro. Precisamos ter a preservação dele nos 365 dias do ano. Essa semana é especial porque tem o lançamento de um projeto que está sendo desenvolvido desde 2012 e que agora vai virar realidade, o Jardim Botânico de Itatiba, que será - além de um novo ponto de lazer, educação e atração turística - também um local de preservação de sementes e mudas para o futuro, em um investimento inicial de quase R$ 1 milhão, bem no ‘pulmão da cidade’ – junto ao Viveiro Municipal (ao lado do Parque Ferraz Costa). Esperamos todos lá”, convidou o prefeito Thomás Capeletto de Oliveira.
Limpeza do Rio Atibaia
A Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, em parceria com a Sabesp e com voluntários, retirou do Rio Atibaia quase uma tonelada de lixo descartado irregularmente, em ação simbólica de limpeza, realizada na manhã do último dia 28.
Dos 830 quilos de materiais, a grande maioria era de plásticos, com destaque para garrafas PET e de vidro, nos cinco quilômetros de extensão percorridos pela equipe, composta de 40 pessoas – sendo 15 barqueiros, fundamentais para o sucesso da ação, que contou ainda com participação e apoio da Defesa Civil de Itatiba e Guarda Municipal Ambiental de Itatiba.
Também foram retirados das águas do Atibaia colchões, placas de isopor, restos de plástico diversos, entre outros inservíveis, em trecho que passou pelos bairros da Ponte, Porto e proximidades da Rodovia Dom Pedro I.
Essa ação simbólica de limpeza do Rio Atibaia, que foi organizada pela Secretaria, parceira Sabesp e voluntários, é mais para conscientização. Para que não se faça descarte incorreto de todo esse lixo, que fica muito tempo na natureza e prejudica o meio ambiente como um todo desde os peixes até animais e pássaros que interagem com rio, além de claro, humanos, que dependemos de para nossa captação de água”, pontua o secretário de Meio Ambiente e Agricultura Hiroshi Bando.
Programação
A Semana do Meio Ambiente terá seu encerramento com a realização da Mostra Criativa de Itatiba, em parceria com a Prefeitura de Jundiaí, que será no Parque Luís Latorre no sábado, dia 10. O evento vai das 10h às 18h. Toda a programação tem apoio da Sabesp.