Seis respiradores são entregues à Santa Casa, que passa a contar com 49 aparelhos
Segundo a Prefeitura, são três respiradores fixos para UTI, sendo um deles para a Unidade de Pronto Atendimento da cidade
Foto: Divulgação/PMI
Da Redação
Nesta semana, a Prefeitura de Itatiba recebeu do Ministério da Saúde seis respiradores para auxiliar no combate à covid-19. O investimento foi de R$ 370 mil. Os equipamentos foram entregues na Secretaria de Saúde na última quarta-feira, 5, e já foram encaminhados à Santa Casa de Misericórdia.
Segundo a Prefeitura, são três respiradores fixos para UTI, sendo um deles para a Unidade de Pronto Atendimento da cidade; os outros três serão utilizados em casos que necessitam de transferência. Com os seis aparelhos recebidos, Itatiba passa a contar com 49 respiradores.
O secretário de Saúde, Fábio Nani, disse que esta ação vai ao encontro de todas as diretrizes que o Governo do Estado de São Paulo tem feito também em iniciativas para duplicar os leitos que o município oferece para atendimento de pacientes com covid.
Queda nas mortes
De acordo com análise do Observatório PUC-Campinas, a Região Metropolitana de Campinas (RMC) registrou 171 óbitos por coronavírus na 31ª semana epidemiológica (26 de julho a 1° de agosto), o que representa uma redução de 13% em relação ao período anterior. Os casos da doença, no entanto, subiram. Foram 7.5 mil contabilizados no período - 12,46% a mais do que na semana anterior.
Para o infectologista e professor da Faculdade de Medicina da PUC-Campinas, André Giglio Bueno, as curvas indicam tendência de estabilização, embora os dados retratem a ocorrência de casos há mais de duas semanas, estando, portanto, atrasados em relação ao momento atual. “Também cabe dizer que as quedas são indicadas na comparação com a semana epidemiológica anterior, período no qual as autoridades de saúde alegam ter ampliado expressivamente a testagem para casos leves da doença”, ressaltou.
Fase amarela
Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, a taxa de ocupação de leitos de UTI na região de Campinas, que abrange 42 municípios incluindo Itatiba, chegou a 68,5%, o que colocaria a região na fase amarela do Plano SP, possibilitando maior flexibilização da quarentena. Hoje, 7, em coletiva de imprensa, o governador Doria informa o que muda em cada região do estado.