Segurança no uso de equipamentos de pressão: regras essenciais para iniciantes e praticantes experientes
Embora não sejam armas de fogo, as armas de pressão podem causar danos se não forem utilizadas da maneira correta
Foto: iStock/ robertprzybysz
Armas de pressão, também conhecidas como armas de chumbinho, são equipamentos utilizados para caça, pesca, defesa pessoal, tiro esportivo e colecionismo. Esses equipamentos são conhecidos por disparar projéteis feitos de chumbo de 6 mm de espessura e não precisar de registro para sua compra – apenas para modelos que disparam projéteis maiores que 6 mm.
Embora sua aquisição seja facilitada, a arma de chumbinho continua sendo uma arma leve, mesmo não sendo considerada uma arma de fogo segundo a legislação, que pode causar danos a propriedades e até a morte de pessoas e animais se não for manuseada de forma segura. Pensando nisso, preparamos algumas dicas essenciais de segurança e manuseio de armas de pressão. Confira:
Transporte
Armas de pressão, airsofts, marcadores de paintball e dispositivos de arquearia (arco e balestra) não necessitam de registro para transporte ou posse. Porém é preciso seguir algumas regras – entre elas, o transporte só pode ser feito por maiores de 18 anos, a arma não pode estar carregada com seus respectivos projéteis, o transporte deve ser feito na caixa original ou em caixas especializadas para transporte de armamentos, acompanhada da nota fiscal da compra do equipamento.
Outro ponto muito importante é que, em hipótese alguma, a arma de pressão pode ser carregada de modo ostensivo, ou seja, à mostra ou na cintura do proprietário, pois isso se enquadra como simulacro de arma de fogo e pode ter consequências criminais em caso de revista policial.
Local de tiro
Utilizar um local adequado para praticar tiro com arma de chumbinho é muito importante para que todas as pessoas e animais em volta estejam em segurança. O ideal é que seja um local aberto com um aparador sólido atrás do alvo – pode ser uma parede grossa, um barranco, sacos de areia ou qualquer tipo de aparador que não seja atravessado pelo projétil e possa colocar alguém em perigo.
Além disso, é muito importante sinalizar que aquela área é um local de tiro para que ninguém desavisado passe pelo campo e possa se machucar.
Manuseio
As armas de chumbinho não são brinquedos e devem ser respeitadas da mesma forma que uma arma de fogo convencional. Dito isso, o seu manuseio deve ser condizente com o perigo que pode representar. Uma vez em um local seguro de disparo, o equipamento deve estar sempre apontado para baixo e com o dedo fora do gatilho, sendo erguido apenas no momento do disparo, para evitar tiros acidentais, e, se houver um tiro acidental, o mesmo será em direção ao solo. Embora pareça óbvio, é preciso reforçar: jamais podemos apontar uma arma de chumbinho, carregada ou não, para outra pessoa.
É muito importante utilizar óculos de proteção, devido ao fato de o projétil ou algum estilhaço poder ricochetear ao atingir um alvo duro.
Um ponto de segurança que vale salientar ao manusear uma arma de chumbinho é que, se por algum acaso a munição ficar emperrada dentro do cano da arma, é preciso fazer o procedimento de desmontagem de segurança, sempre disponível no manual do equipamento, para remover o projétil de maneira segura.
Com essas dicas de segurança em mente, é possível manusear uma arma de chumbinho de maneira segura, para poder aproveitar a prática de tiro ao alvo com familiares ou amigos sem colocar ninguém em risco.