Segundo Grupo Elat, Itatiba registra 1.175 descargas elétricas em quatro horas
Uma projeção feita pelo INPE mostra que, entre os anos de 2081 e 2100, o Brasil deverá aumentar de 70 para 100 milhões a ocorrência de raios ao ano
Foto: Reprodução
Da Redação
O temporal que atingiu Itatiba na última quarta-feira, 26, foi marcado por alta incidência de raios. Foram registradas 1.175 descargas elétricas entre 16h às 20h, segundo dados fornecidos ao JI pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (INPE).
Ainda de acordo com o Elat, em 2021, 11.179 raios atingiram Itatiba. Numa comparação com o ano anterior, quando o total de descargas elétricas foi de 12.406, houve diminuição de quase 10% na incidência de raios no município.
Incidências no Brasil
O Brasil é o país com maior incidência de raios do mundo. Por ano, de acordo com o INPE, são registradas mais de 70 milhões de descargas elétricas. Para o coordenador do INPE, Osmar Pinto Junior, a localização do Brasil favorece a quantidade de raios que o País recebe.
Uma projeção feita pelo INPE mostra que, entre os anos de 2081 e 2100, o Brasil deverá aumentar de 70 para 100 milhões a ocorrência de raios ao ano, mantendo-se na liderança mundial de descargas elétricas, com a região norte no topo.
Como se cuidar
Para quem está na rua durante uma tempestade, o Grupo Elat recomenda procurar abrigo em veículos não conversíveis; em moradias ou prédios, de preferência que possuam proteção contra raios; em abrigos subterrâneos, tais como metrôs ou túneis; em grandes construções com estruturas metálicas; ou em barcos ou navios metálicos fechados.
Já a pessoa que está dentro de casa não deve usar telefone com fio ou celular ligado a rede elétrica (utilize telefones sem fio); ficar próximo de tomadas e canos, janelas e portas metálicas; tocar em qualquer equipamento elétrico ligado a rede elétrica.
“Se você estiver em um local sem um abrigo próximo e sentir que seus pelos estão arrepiados, ou que sua pele começou a coçar, fique atento, já que isto pode indicar a proximidade de um raio que está prestes a cair. Neste caso, ajoelhe-se e curve-se para frente, colocando suas mãos nos joelhos e sua cabeça entre eles. Não fique deitado”, recomenda o Grupo Elat.