Segundo especialista, o olho é o órgão mais afetado pelo tempo seco
O uso de colírio só é recomendado com indicação médica
Da Redação
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a umidade relativa do ar abaixo de 60% traz prejuízos à saúde.
O oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, do Instituto Penido Burnier, afirma que o olho é o órgão mais afetado pelo tempo seco, pois a baixa umidade aumenta a concentração de poluentes e microrganismos no ar. Ao mesmo tempo, a lágrima é ressecada, deixando os olhos desprotegidos das agressões externas.
Vermelhidão, ardência, visão embaçada, coceira e sensibilidade à luz são alguns sintomas de olho seco, e, segundo o especialista, se não for tratado pode causar cicatrizes ou inflamações na córnea, inviabilizar o uso de lente de contato, agravar o ceratocone, predispor à blefarite (uma inflamação nas pálpebras), a conjuntivite viral e à alérgica.
Fatores de risco
Segundo Leôncio, o envelhecimento aumenta o risco de síndrome do olho seco, principalmente nas mulheres, pois após a menopausa a queda de estrogênios resseca as mucosas, inclusive as oculares.
A diminuição não se restringe aos mais velhos, e as horas em frente às telas digitais também resseca as lágrimas, independentemente da idade. De acordo com um estudo feito pelo oftalmologista, 30% das crianças que ficam mais de duas horas conectadas possuem os sintomas da síndrome. A predisposição ao olho seco pode ser agravada pelo uso de lentes de contato, ceratocone, ambientes com ar condicionado, doenças autoimunes como síndrome de Sjögren, síndrome de Stevens Johnson, lúpus e alergias.
Luz pulsada
Segundo o especialista, a nova terapia para o tratamento do olho seco é uma tecnologia de luz pulsada que estimula a glândula de Meibômio a produzir a camada lipídica da lágrima.
De acordo com o relatório da Association for Research in Vision And Ophthalmology, a maior causa de olho seco no mundo é uma disfunção na glândula que diminui a produção da camada gordurosa do filme lacrimal.
Prevenção
Segundo o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, as principais dicas para prevenir o olho seco são:
- Umidificar os ambientes com toalhas ou vasilhas com água
- Evitar a exposição dos olhos ao sol sem lentes que filtrem 100% da radiação U.V
- Não fazer exercícios físicos em espaços abertos das 10 às 16h
- Só usar colírio com prescrição médica
- Manter o corpo hidratado
- Incluir na dieta fontes de Ômega 3 (como sementes de linhaça, sardinha, salmão ou bacalhau