Secretário de Saúde diz que Itatiba tem capacidade para armazenar e distribuir doses
Segundo o secretário, o plano operativo foi elaborado por uma equipe técnica, mediante dados do público-alvo a ser vacinado
Foto: Lucas Selvati
Da Redação
Após uma semana de trabalho desde que assumiu o cargo, o secretário de Saúde, dr. Renan Dias Irabi, disse ao JI que Itatiba já tem um Plano Municipal de Imunização contra a covid-19, o qual foi elaborado de acordo com as diretrizes estabelecidas pelos órgãos reguladores do Programa Nacional de Imunização. Irabi afirmou que o município possui capacidade para armazenamento e distribuição adequada das doses, “através de uma rede de frio, que conta com 38 câmaras de conservação de imunobiológicos, distribuídas em 24 salas de vacinas”.
Segundo o secretário, o plano operativo foi elaborado por uma equipe técnica, mediante dados do público-alvo a ser vacinado. Ele disse ainda que o município já possui insumos suficientes (seringas e agulhas), bem como uma equipe de 86 profissionais - “enfermeiros e técnicos devidamente treinados para a vacinação, que deverá ocorrer de forma organizada, preservando a saúde de todos através de estratégias rigorosamente elaboradas para evitar aglomerações”, afirmou.
Irabi disse que a previsão é de que sejam atendidas na primeira fase da vacinação 19.734 pessoas do grupo prioritário – profissionais da Saúde, idosos e quilombolas. O secretário relatou que uma rede de conectividade está sendo preparada com apoio de uma equipe técnica de TI, uma vez que o registro das vacinas será nominal, em sistema informatizado para posterior avaliação das coberturas vacinais.
Plano de contingência
Na última terça-feira, 5, Irabi se reuniu com o provedor da Santa Casa, Emerson Netto. Na ocasião, trataram sobre os valores contratuais que estão em aberto, plano de contingência para combate à covid-19, que prevê a criação de leitos de emergência, e planejamento de como será o ano.
Sobre o comitê da crise, o secretário de Saúde afirmou que o mesmo já está trabalhando, mas ainda não foi formalizado. O comitê é composto pelo próprio secretário, departamentos da Saúde, Vigilância Sanitária e também por membros das Pastas de Finanças, Planejamento e Obras.