Secretaria de Saúde de Itatiba promove ações de prevenção a ISTs durante o Carnaval

Foto: Rogério Capela / PMC
Durante o Carnaval, a Secretaria da Saúde de Itatiba intensificará as ações de prevenção e conscientização sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). As atividades serão coordenadas pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) - Serviço de Assistência Especializada em HIV/AIDS e em ISTs, com o objetivo de ampliar o acesso à informação e insumos de prevenção.
As informações foram prestadas pela enfermeira Amanda Penedo Pina Oliveira, responsável pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) - Serviço de Assistência Especializada em HIV/AIDS e em ISTs, da Secretaria da Saúde de Itatiba a pedido do Jornal de Itatiba.
Segundo ela, cerca de dez profissionais estarão envolvidos diretamente na conscientização e prevenção de ISTs durante os dias de folia. As equipes atuarão na Praça da Bandeira em diferentes horários: na sexta-feira (28/02), das 20h às 22h30; no sábado (01/03), das 19h às 22h; no domingo (02/03), das 16h30 às 21h30; e na terça-feira (04/03), das 16h30 às 21h. Durante esse período, serão distribuídos preservativos e materiais informativos para estimular o uso dos insumos de prevenção.
Para ampliar o alcance das ações, a Secretaria da Saúde está aberta a parcerias com entidades interessadas. O contato pode ser feito diretamente no CTA, localizado na Rua Pompéia, 45, bairro Giardino D'Itália, ou pelo telefone (11) 4534-0832.
Testes rápidos
Diferentemente de outras iniciativas, não haverá testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites B e C durante o Carnaval, devido à inviabilidade do sigilo e ao consumo de álcool. O foco da ação será a divulgação dos serviços do CTA e a prevenção das ISTs. Após o evento, os munícipes poderão realizar a testagem gratuita no CTA e em todas as unidades de saúde do município.
Em caso de resultados positivos para sífilis ou hepatites virais, os pacientes serão encaminhados para tratamento na rede municipal. O atendimento para sífilis é feito nas unidades de saúde de referência, enquanto gestantes com sífilis e casos de hepatites virais são direcionados ao CTA para acompanhamento.
Acesso à PEP e à PrEP
Os foliões que necessitarem da Profilaxia Pós-Exposição (PEP) poderão encontrá-la na UPA e nas Unidades Avançadas de Saúde (UAS) dos bairros Cecap, San Francisco e Jardim das Nações. Já a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) está disponível exclusivamente no CTA, uma vez que exige acompanhamento médico e a realização de teste prévio para HIV.
Como a PEP deve ser iniciada em até 72 horas após a exposição de risco, a Secretaria da Saúde garantirá a disponibilidade do medicamento nos serviços de urgência durante o feriado.
Prevenção
Além dos preservativos, serão distribuídos panfletos informativos sobre prevenção de sífilis, hepatites e outras ISTs. A cobertura vacinal contra hepatite B no município está em cerca de 70%, e, apesar da importância da imunização, não haverá aplicação de vacinas nos eventos carnavalescos.
A Secretaria da Saúde reforça a importância da prevenção e do acesso aos serviços disponíveis, incentivando a população a se proteger e buscar atendimento quando necessário.