Secretaria de Esportes promove Festival de Ginástica
Foto: Divulgação PMI
A Secretaria de Esportes de Itatiba promoveu na tarde do último dia 17, a 35ª edição do Festival de Ginástica Artística. O evento marca o encerramento do ano da Equipe de Ginástica Artística, comandada pelos professores Izilda de Fátima Pereira, Willian Costa e Wellington Penteado.
Houve apresentação com as atletas integrantes da equipe, desde as mais novas até as mais experientes. “São mais de 180 crianças praticando ginástica artística e temos a equipe de competição, que ganhou vários títulos neste ano”, destacou o secretário de Esportes de Itatiba, Marcelo Cyrillo.
JUDÔ
Este festival integra as ações de encer-ramento das atividades de 2022 realizadas pela Secretaria de Esportes, assim como a cerimônia de troca de faixas do Judô Itatiba, no último dia 10 no recém-inaugurado Centro de Lutas da Secretaria de Esportes, em parceria com a União Cultural Nipo Brasileira de Itatiba - Nibrait.
O prefeito Thomás Capeletto de Oliveira acompanhou o evento ao lado do secretário de Esportes, do sensei Eduardo Lopes (Duzão) e do medalhista olímpico Carlos Honorato (Sydney 2000) e do atleta profissional Filippi Mattos, que deram elogios e incentivos aos pequenos atletas. “Tem muita gente participando, com um trabalho muito bem feito pelo Duzão, que tem trazido pessoas rele-vantes do cenário da luta para a entrega de faixa, o que acaba fomentando muito a prática”, comentou o secretário Cyrillo.
BALANÇO DO ESPORTE
Diante do encerramento das atividades de 2022, o secretário comentou os destaques do ano, como a realização do Campeonato Amador e da Copa Itatiba, ambos da categoria adulto no Futebol de Campo, que foram pontos positivos para o Esporte. “Também tivemos a final do campeonato de base - Amigos da Bola - série ouro e prata. E uma parceria no Futsal para a Copa Papo Vai, com colaboradores da Secretaria para disputa das nos-sas equipes com equipes de fora”, disse.
No Futsal Feminino, destaque para o sub-13. “As meninas que estão despontando para o cenário do esporte”, observou Cyrillo, citando também o Basquete Feminino. “Os olhos da CBB [Confederação Brasileira de Basketball] se voltam para Itatiba porque, além de colocarmos duas meninas na sub-15, fomos a cidade com duas equipes nas finais - tanto no sub-15 quanto no sub-16, do campeo-nato paulista”.
No Basquete Masculino, foram disputas em muitas categorias, desde sub-11 até sub-21. “Disputamos a Liga Metropolitana de Basquete, que é uma competição regional que está se fortalecendo muito graças a times como Itatiba”. Destaques ainda para as competições estaduais, como Jogos Regionais, Jogos Abertos, Jogos da Melhor Idade (Jomi), Jogos Abertos do Idoso, Joguinhos da Juventude sub-21 e Copa do Estado (Copinha) sub-16, com participação pelo Futsal e Basquete.
Também tem crescido a prática de Supino, Capoeira, Karatê e Natação - este com disputa inclusive na Parantação. “O esporte com a pessoa com deficiência tem aumentado e a gente pretende em 2023 participar de competições com as crianças que estão começando a se revelar”, adiantou o secretário. O Vôlei Masculino teve resultado relevante com o segundo lugar na categoria adulto da série ouro da Liga de Vinhedo. “Tem muita criança treinando na base e, para 2023, devem entrar em competições também”, citou.