Secretaria de Esportes lança Projeto de Futsal para portadores de Síndrome de Down
Foto: Arquivo Pessoal
A Prefeitura Municipal de Itatiba, através de sua Secretaria de Esportes lança, já no próximo dia 12, o mais novo projeto esportivo para atletas com neces-sidades especiais. Trata-se do Projeto de Futsal para Portadores de Síndrome de Down.
A belíssima iniciativa terá à frente dos trabalhos o professor Eduardo Perrone, que há mais de três décadas coordena as equipes de Natação da Prefeitura Municipal, bem como, é um dos idealizadores do Projeto Primeiras Braçadas, ativo desde 2011, especialmente desenvolvido para competições de Natação Adaptada onde os atletas representam a cidade nos Jogos Regionais e competições promovidas pelo Centro Paraolímpico Brasileiro.
De acordo com o professor Perrone, o prefeito municipal Thomás Capeletto de Oliveira solicitou uma reunião juntamente com o secretário municipal de Esportes, professor Marcelo Cyrillo e ele para tratar da criação de um Departamento para Desenvolvimento do Esporte Adaptado.
Em entrevista exclusiva ao programa Panorama Esportivo, da CRN-AM, apresentado pelo radialista Beto Dias, o professor contou como foi esse encontro. “A ideia surgiu já no ano passado, contudo, por conta da pandemia praticamente não conseguimos avançar muito. Conseguimos fazer o Festival paraolímpico, numa promoção do Comitê Paraolímpico Brasileiro, aqui em Itatiba que foi uma das sedes do evento lá no Ginásio Municipal de Esportes. Este ano a ideia é de outros vários projetos na área em questão”, comentou.
VISITA IMPORTANTE
Ainda durante a entrevista, o professor Perrone informou que recebeu uma visita muito importante para que esse projeto tomasse forma mais rápido. “Recebemos a visita do pessoal da Ponte Preta de Campinas, na pessoa do Celso Berti, que é daqui de Itatiba, com a ideia de se fazer esse projeto de futebol para portadores de Síndrome de Down, um projeto que já existe em outras cidades, com vários times no Estado de São Paulo e outros estados e que já tem um Campeonato Mundial, inclusive com a Seleção Brasileira sendo a última campeã, em 2019, com a participação de um atleta itatibense que faz parte da equipe, o atleta André Toledo, então surgiu a ideia de montar um time aqui para Itatiba também”, explicou.
“Fizemos uma visita na Ponte Preta para ver como se desenvolve o trabalho, conversamos também com o técnico Cleiton, da Seleção Brasileira e agora em março, iremos lançar esse aqui em Itatiba”, confirmou.
Segundo o professor Eduardo Perrone o projeto será aberto ao público. “O lançamento será no Ginásio do Jardim Vitória e estamos desde já convidando todas as famílias itatibenses que tem alguém com a síndrome e que tenha interesse, para que faça parte do projeto. A frente dos trabalhos estará o professor Murilo Soave e uma equipe de auxiliares para dar andamento aos trabalhos”.
Perrone informou também que inicialmente as aulas serão quinzenais para atletas acima de 12 anos e não tem uma idade máxima para participar. “É uma oportunidade para eles estarem desenvolvendo a parte física e social. Eles sabem que infelizmente têm poucas oportunidades e nosso objetivo nesse Departamento é oferecer essa atividade para eles para que eles possam se desenvolver. O Andrézinho, por exemplo, treinava aqui na cidade com o professor Lili e hoje faz parte da Seleção Brasileira, quem sabe teremos mais atletas nesse nível saindo desse projeto”, concluiu.
As inscrições do Projeto começam a par-tir do próximo dia 12 com o lançamento do projeto, com um primeiro encontro do pessoal no dia 26 de março. “A ideia era fazer um pouco depois, mas, como o pessoal da Seleção Brasileira no começo do mês de abril estará no Peru disputando o Mundial e já está em esquema de treinamento específico, então antecipamos um pouco para que os atletas e a Comissão Técnica da Seleção possam estar aqui em Itatiba para o lançamento desse projeto no dia 12”, revelou.
As inscrições serão realizadas na Secretaria Municipal de Esportes, no prédio anexo ao Mercado Municipal de Itatiba.