Campinas lamenta a morte de Odette Valentim Domingos
Esporte campineiro está de luto pelo falecimento da atleta conhecida como Tia Odette, que também foi servidora pública municipal, aos 89 anos
Foto: Divulgação
O esporte de Campinas está de luto. A morte da atleta Odette Valentim Domingos aos 89 anos de idade, nesta segunda-feira, 27 de novembro, deixa o atletismo brasileiro mais triste. A trajetória de décadas proporcionou a Odette Valentim Domingos, na condição de atleta, a insígnia de maior ganhadora de medalhas da história do atletismo de Campinas. Com grande conhecimento no esporte, foi professora da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) e por mais de 30 anos foi servidora pública na Prefeitura Municipal de Campinas.
Filha de lavradores, ao desembarcar em Campinas começou a trabalhar como empregada doméstica e aos 17 anos conheceu Argemiro Roque, o primeiro técnico e futuro marido. Talentosa e com uma força impressionante, ainda nos anos de 1958 e 1959, tornou-se campeã sul-americana e pan-americana, no lançamento de disco, especialidade de Odette. A carreira foi prejudicada por causa de muitas lesões, mas a guerreira, voltou às pistas depois dos 40 anos.
Representando a cidade nos Jogos Regionais e nos Jogos Abertos, Odette, chamada carinhosamente pelas pessoas mais íntimas de “Tia Odette”, conquistou muitos pódios nestas competições. Como também em torneios Estaduais e Brasileiros, além do Pentacampeonato Mundial de Atletismo Master.
“Nossa cidade perde não apenas uma atleta extraordinária, mas uma inspiração para todos nós. Meus mais profundos pêsames aos familiares e amigos. Que sua memória e conquistas perdurem como um tributo eterno à grandeza que ela trouxe para Campinas”, afirmou o Prefeito Dário Saadi.
Para o secretário de Esportes e Lazer, Fernando Vanin, a morte de Odette Valentim Domingos é uma enorme perda. “O esporte campineiro está de luto. Perdemos um ícone de simpatia, perseverança e dedicação ao atletismo, deixando todos nós órfãos de um exemplo de amor ao esporte”, concluiu.
Odette deixa um legado de determinação e comprometimento, virtudes que contribuíram para alcançar recordes e inspirar muitas gerações sobre a importância do esporte na vida de todos.
Velório e sepultamento
O velório de Odette Valentim Domingos será no Cemitério da Saudade, nesta terça-feira, dia 28 de novembro, das 8h às 10h. O sepultamento vai ocorrer às 10h30.