Secretaria de Educação recomenda a suspensão das atividades físicas em Campinas
Escolas foram orientadas a evitarem aulas de Educação Física enquanto a umidade do ar estiver baixa e as temperaturas altas
Foto: Carlos Bassan
O fim de semana deve ser de temperatura mais baixa, mas até sexta-feira, dia 23, de acordo com a Defesa Civil, a baixa umidade do ar e as temperaturas altas continuam. Por conta disso, a Secretaria Municipal de Educação recomendou a suspensão das aulas de Educação Física.
As equipes gestoras das escolas e os professores de Educação Física foram orientados a evitarem atividades físicas com os alunos principalmente nas quadras esportivas descobertas.
As aulas devem ser realizadas em espaços cobertos e arejados. Podem ser aplicadas, por exemplo, atividades lúdicas em sala de aula, como xadrez, dama, entre outras. Deve-se evitar a exposição dos alunos ao sol, orientá-los a tomarem água com mais frequência e usarem roupas leves.
Conheça os índices da URA que requerem cuidados
Estado de Atenção: URA entre 21 e 30%, quando o índice fica abaixo de 30% é preciso evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11 e 15 horas; umidificar o ambiente com vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, molhamento de jardins etc.; sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol, em áreas vegetadas etc.; consumir água à vontade.
Estado de Alerta: URA entre 12 e 20% é preciso observar as recomendações do estado de atenção; evitar aglomerações em ambientes fechados; usar soro fisiológico para olhos e narinas.
Estado de Emergência: URA abaixo de 12% além de observar as recomendações para os estados de atenção e de alerta; determinar a suspensão de atividades que exijam aglomerações de pessoas em recintos fechados, entre 10h e 16h; durante as tardes, manter com umidade os ambientes internos, principalmente quarto de crianças, hospitais etc.