SCPC: diminui o número de CPFs excluídos da lista de devedores
O número de CPFs retirados da lista de devedores teve queda de 22,1%, passando de 253 em outubro para 197 em novembro
Foto: Reprodução
Da Redação
A Associação Industrial e Comercial de Itatiba (Aicita) divulgou recentemente o balanço do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) do mês de novembro. Os três índices analisados tiveram desempenho abaixo do esperado.
O número de cancelamentos teve queda de 22,1%, passando de 253 em outubro para 197 em novembro. Este índice é referente à quantidade de CPFs excluídos da lista de devedores do SCPC após a quitação da dívida.
Já os registros, que se referem aos nomes que passaram a integrar a lista de inadimplentes, aumentaram 20,8%, de 273 em outubro para 330 em novembro.
O balanço do SCPC também analisa as consultas de vendas a prazo. Em novembro, foram 5.109, diminuição de 9,2% numa comparação com outubro, quando foram contabilizadas 5.631. Segundo a Aicita, “apesar da queda, este foi o quinto melhor resultado diante dos 11 meses analisados do ano”.
Faturamento na RMC
Uma análise feita pela Associação Comercial e Industrial de Campinas (Acic) revelou que o faturamento do comércio na Região Metropolitana de Campinas (RMC) em novembro teve uma expansão de 7,73% em relação a outubro. No entanto, quando comparado ao mesmo período de 2019, verifica-se uma redução de 4,63%, considerando que o setor ainda sofre com o efeito da pandemia provocada pelo coronavírus.
Para o economista e diretor da Acic, Laerte Martins, a expansão do faturamento de novembro sobre outubro de 2020 demonstra a recuperação gradual do varejo após o impacto negativo registrado a partir de abril.