Saúde visita agricultores de Louveira para alerta de cuidados com o sol para prevenção do câncer de pele
Doença pode ter cura se identificada logo no começo; orientação é para evitar exposição prolongada e se proteger com roupas, bonés e filtros solares
Foto: Pref. Louveira
A Prefeitura de Louveira, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou a campanha de Dezembro Laranja, mês de reforço aos cuidados e prevenção ao Câncer de Pele. Equipes especializadas estão visitando agricultores do município com objetivo de realizar orientações sobre a prevenção e encaminhamento para médicos dermatologistas, especialistas no diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças de pele.
“Essa ação é de extrema importância para os nossos agricultores, que são um dos públicos mais atingidos pela doença em decorrência da exposição ao sol. Não apenas eles devem aderir aos cuidados com a pele, mas também toda a população de Louveira que pode procurar por orientações com a nossa equipe das Unidades Básicas de Saúde”, disse o prefeito Estanislau Steck.
O foco nas visitas está nos bairros Monterrey, Abadia e Santo Antônio, regiões onde se concentra o maior número de agricultores da cidade. Eles serão atendidos por dermatologistas no próximo dia 17 no ambulatório da Santa Casa.
A Secretaria de Saúde de Louveira alerta a população para os cuidados que devem ser adotados para se proteger do sol e prevenir o câncer de pele no período de Verão.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de pele é o tipo mais frequente no Brasil e no mundo e tem cura quando detectado a tempo.
“As principais recomendações são quanto à prevenção, evitando exposições prolongadas ao sol e adotando o uso de protetores, e aos exames, que permitem detectar a doença ainda no estágio inicial e aumentam as chances de cura”, disse a Secretária de Saúde, Marcia Bevilacqua.
Enfermeiros e profissionais da saúde de todas as unidades de atendimento de Louveira estão prontos para realizar consultas e, em caso de necessidade, encaminhamento para um médico especialista.
Dezembro Laranja
Organizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a campanha surgiu em 2014 e faz alerta para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de pele. A entidade orienta que, neste momento em que precisamos usar o álcool gel e máscara facial, os brasileiros devem adotar também o uso de protetor solar como regra, especialmente com a chegada do Verão, quando a incidência solar aumenta e as pessoas tendem a ficar mais expostas em praias e piscinas.
Segundo Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de pele ocorre quando as células se multiplicam sem controle. Ele pode ser classificado como:
- Melanoma, mais raro e que pode levar à morte;
- Não Melanoma, mais freqüente e menos grave, porém pode causar deformações no corpo.
Ambos têm cura se descobertos logo no início.
Sintomas
O câncer pode se assemelhar a pintas, eczemas ou outras lesões benignas. Portanto, é importante conhecer seu corpo e ficar atento a qualquer mudança ou anormalidade na sua pele. É importante estar sempre atento aos seguintes sintomas:
- Uma lesão na pele de aparência elevada e brilhante, translúcida, avermelhada, castanha, rósea ou multicolorida, com crosta central e que sangra facilmente;
- Uma pinta preta ou castanha que muda sua cor, textura, torna-se irregular nas bordas e cresce de tamanho;
- Uma mancha ou ferida que não cicatriza que continua a crescer apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramento.
Medidas de prevenção
- Evitar exposição prolongada ao sol entre 10h e 16h;
- Procurar lugares com sombra;
- Usar proteção adequada, como roupas, bonés ou chapéus de abas largas, óculos escuros com proteção UV, sombrinhas e barracas;
- É recomendado que durante a exposição ao sol sejam usados filtros com FPS 15 ou mais e que protejam também contra os raios UV-A. Os filtros solares devem ser aplicados 30 minutos antes da exposição ao sol e reaplicados a cada duas horas ou após nadar, suar e se secar com toalhas. Mesmo filtros solares ‘’à prova d’água’’ devem ser reaplicados;
- Usar filtro solar próprio para os lábios.